O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou nesta segunda-feira (18) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na última sexta-feira (15), no Alasca, foi positiva. O encontro teve como pauta principal a busca de um acordo para o fim da guerra na Ucrânia.
Na ligação, que durou cerca de 30 minutos, Putin compartilhou detalhes da conversa com Trump e destacou os avanços nas discussões. O russo também reconheceu a importância do envolvimento brasileiro no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa liderada por Brasil e China que busca apoiar negociações internacionais pela paz.
De acordo com o comunicado do Palácio do Planalto, Lula agradeceu o telefonema, reafirmou o compromisso do Brasil com soluções pacíficas para o conflito e desejou sucesso às negociações em andamento.
Conflito na Ucrânia
A guerra entre Rússia e Ucrânia já ultrapassa três anos. Apesar da ausência de detalhes sobre os pontos debatidos no encontro entre Trump e Putin, ambos afirmaram que houve progresso nas negociações.
Nesta segunda-feira, Trump tem agenda marcada com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dando continuidade às tratativas internacionais pelo fim do conflito.
Brasil no cenário diplomático
Desde o início de seu terceiro mandato, Lula vem defendendo a necessidade de diálogo multilateral para pôr fim às hostilidades. O Brasil tem buscado papel ativo em fóruns internacionais, reforçando a defesa de soluções pacíficas e a importância da cooperação entre grandes potências para encerrar a guerra.