segunda-feira, 20 outubro , 2025

Santa Catarina oferece tratamento inédito para alívio da dor em pacientes oncológicos pelo SUS

O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), instituição do Governo do Estado localizada em Florianópolis, passou a oferecer um procedimento inédito no Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina para o controle da dor em pacientes com câncer.
A técnica, chamada alcoolização de plexo — ou neurólise do plexo celíaco — representa um avanço importante no cuidado e na qualidade de vida de pacientes oncológicos que enfrentam dores intensas em estágios avançados da doença.

Procedimento pioneiro no SUS

O tratamento é indicado especialmente para pacientes com tumores de pâncreas e outras neoplasias abdominais que causam dor severa.
Segundo os especialistas, o método pode eliminar completamente a dor com uma única aplicação, devolvendo conforto e dignidade ao paciente.

De acordo com o diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet, a adoção da técnica reforça o compromisso da instituição com a inovação no SUS.

“Nosso propósito é garantir que os pacientes do SUS tenham acesso ao que há de mais moderno e eficaz no tratamento do câncer. Este é mais um passo importante na consolidação do CEPON como centro de referência em oncologia”, afirmou.

Avanço no manejo da dor

O oncologista clínico Dr. Lucas Espíndola, responsável pela implementação da nova modalidade de analgesia, explica que o procedimento atua diretamente sobre a origem da dor.

“Em certos tipos de câncer, a dor pode ser limitante e a forma mais resolutiva de tratá-la é eliminando o caminho por onde ela passa. A alcoolização faz isso, bloqueando o nervo responsável pela dor com alta precisão”, destacou.

O procedimento é guiado por tomografia computadorizada, garantindo segurança e exatidão na aplicação do álcool sobre o nervo acometido. Ele é realizado por médico com formação em radiologia intervencionista — no CEPON, o responsável é o Dr. Lucas Pazinato.

“Tratar a dor de forma assertiva é preservar o que há de mais importante: a dignidade e o bem-estar. Esse tipo de tratamento devolve ao paciente a possibilidade de viver com mais conforto”, ressaltou Pazinato.

Pioneirismo em Santa Catarina

Embora a técnica seja utilizada em hospitais privados e centros de referência, ainda não é comum nos serviços públicos de saúde.
O CEPON já realizou as primeiras aplicações com sucesso, beneficiando pacientes que não encontravam alívio em terapias convencionais.

“Conseguimos reunir dentro do CEPON os dois elementos essenciais: quem sabe indicar e quem sabe fazer. No fim das contas, quem ganha é o paciente”, concluiu o Dr. Lucas Espíndola.

Continue lendo

Equipe do Bem-Estar Animal e Polícia Civil apuram maus-tratos a animais em Laguna

IMAGEM PML Divulgação, Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A equipe do Bem-Estar Animal de Laguna, em conjunto com a Polícia Civil, atendeu a uma denúncia...

Três jogos fecham a 29ª rodada do Brasileirão nesta segunda-feira (20)

A 29ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025 chega ao fim nesta segunda-feira (20) com três partidas decisivas. Os confrontos Juventude x RB...

Megaevento celebra os 60 anos do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e marca a história de Capivari de Baixo

Num domingo que ficará marcado na história de Capivari de Baixo, as comemorações dos 60 anos do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL) alcançaram seu...

Agronegócio de Santa Catarina bate recordes e reforça protagonismo nacional

Santa Catarina manteve em 2024 sua liderança nacional em diversos segmentos do agronegócio, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Mesmo com...

Lula chama América Latina de zona de paz e critica intervenções estrangeiras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta segunda-feira (20), a soberania dos países latino-americanos e reafirmou a América Latina como uma “zona...

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (20) uma redução de 4,9% no preço da gasolina A vendida às distribuidoras. O novo valor passa a valer...

Brasil registra aumento no número de fumantes pela primeira vez em quase 20 anos

Tempo de leitura: 3 minutos Pela primeira vez em quase duas décadas, o número de fumantes no Brasil aumentou, interrompendo uma tendência histórica de queda....

Santa Catarina amplia rede hidrometeorológica com investimento de R$ 9 milhões

Tempo de leitura: 3 minutos A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) já concluiu a instalação de 60 das 130 estações...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp