Início Política SC não terá segundo turno nas eleições municipais pela 1ª vez após...

SC não terá segundo turno nas eleições municipais pela 1ª vez após 24 anos

Foto: Redes sociais - Divulgação: Notisul Digital

Santa Catarina definiu, no último domingo (6), os prefeitos das três maiores cidades do estado ainda no primeiro turno, marcando a primeira vez em 24 anos que o estado não terá um segundo turno nas eleições municipais.

Prefeitos eleitos nas principais cidades de SC

Em Florianópolis, Joinville, Blumenau e Tubarão os candidatos eleitos obtiveram grande vantagem, eliminando a necessidade de um segundo turno, como ocorreria em cidades com mais de 200 mil eleitores. Confira os resultados:

  • Florianópolis: Topázio Neto (PSD) foi reeleito com 58,49% dos votos.
  • Joinville: Adriano Silva (Novo) obteve 78,69% dos votos, garantindo a reeleição.
  • Blumenau: Delegado Egídio (PL) foi eleito com 51,40% dos votos.
  • Tubarão: Estêner Soratto da Silva Júnior (PL) obteve 73,39% dos votos.

A última vez que Santa Catarina ficou sem segundo turno nas eleições municipais foi no ano de 2000.

Partidos vitoriosos nas eleições municipais de 2024

O Partido Liberal (PL), partido do governador Jorginho Mello, foi o maior vencedor nas eleições de 2024, conquistando 90 prefeituras em todo o estado, o que equivale a 30,5% dos 295 municípios catarinenses. Já o PSD, apesar de ficar em quarto lugar no número total de prefeituras, venceu em cidades importantes, como Florianópolis e São José.

Além dos resultados nas principais cidades, a eleição também trouxe curiosidades, como a vitória de pai e filha em duas cidades vizinhas no Litoral Norte.

Eleição de pai e filha marca pleito no Litoral Norte

Em Camboriú e Balneário Camboriú, cidades vizinhas no Litoral Norte de SC, Leonel Pavan e sua filha, Juliana Pavan, ambos do PSD, foram eleitos prefeitos. Esse fato inusitado chamou a atenção no cenário político local.

Além disso, Jair Renan, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi eleito vereador em Balneário Camboriú, com 3.033 votos, marcando sua estreia na política. Com sua eleição, todos os filhos homens de Bolsonaro ocupam cargos eletivos.

 

Sair da versão mobile