Foto: Thiago Kaue Secom/GovSC Divulgação Notisul
⏱️ Tempo de leitura: 6 minutos
O Sul de Santa Catarina esteve entre as regiões diretamente contempladas pelas principais ações da Secretaria de Estado da Saúde em 2025, ano em que o Estado alcançou um marco histórico de mais de 1,2 milhão de procedimentos cirúrgicos realizados nos últimos três anos. Municípios como Criciúma, polo regional de saúde, receberam reforço em estrutura, equipamentos e atendimento de urgência, refletindo a estratégia estadual de descentralizar os investimentos e ampliar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Somente em cirurgias eletivas, Santa Catarina ultrapassou 800 mil procedimentos, tornando-se o estado brasileiro que mais realiza esse tipo de cirurgia de forma proporcional. O destaque vai para as cirurgias com internação, que tiveram aumento de 78% em relação a 2022. Paralelamente, o Estado abriu 291 novos leitos de UTI, entre adultos e infantis, distribuídos em todas as regiões, incluindo o Sul.
Criciúma recebe motolância do Samu e reforço em equipamentos
No Sul catarinense, uma das ações de maior impacto foi o reforço no Samu SC, com a entrega de motolâncias para cidades estratégicas. Criciúma está entre os municípios beneficiados com o novo modelo de atendimento, que reduz o tempo de resposta em situações de urgência, especialmente em áreas urbanas com tráfego intenso.
Além das motolâncias, o Samu recebeu:
-
5 mil peças de uniformes
-
33 aparelhos de ultrassom portátil
-
33 compressores torácicos
-
25 ventiladores pulmonares
Os equipamentos ampliam a capacidade de atendimento pré-hospitalar e qualificam o suporte avançado oferecido à população do Sul e de outras regiões.

Planejamento de longo prazo para acompanhar o crescimento regional
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, os investimentos fazem parte de uma estratégia de longo prazo definida pelo governador Jorginho Mello (PL).
“Desde o início de 2023, o governador tem enfatizado a necessidade de uma visão estratégica para a saúde em Santa Catarina, com planejamento para os próximos 10, 15 e 20 anos. Se não investirmos agora, a rede pode enfrentar dificuldades sérias no futuro. É isso que estamos fazendo, priorizando a saúde”, afirmou Demarchi.
Saúde da mulher e prevenção também chegam ao Sul
Outra inovação de 2025 foi o lançamento do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher, que amplia o diagnóstico precoce do câncer de mama. O investimento estadual é de quase R$ 18 milhões, destinado à aquisição de duas unidades móveis.
As carretas de atendimento devem realizar, ao longo de um ano, mais de 40 mil exames de mamografia e ultrassonografia de mamas, com encaminhamento garantido à rede de saúde quando necessário. A proposta é ampliar o acesso também em regiões fora dos grandes centros, como o Sul catarinense.
Combate à dengue tem reflexo direto no Sul de SC
O trabalho integrado entre Estado e municípios também trouxe resultados expressivos no combate à dengue, problema recorrente em cidades do Sul. Em 2025, Santa Catarina registrou redução de 94% no número de óbitos e 92% no número de casos, em comparação ao ano anterior — desempenho superior à média nacional.
Entre as medidas adotadas está a compra de 800 aparelhos de hematócrito rápido, ao custo de R$ 7,9 milhões, distribuídos em 175 municípios infestados, incluindo cidades do Sul. O teste agiliza o diagnóstico e o manejo clínico de pacientes com suspeita da doença.
“Mesmo com números positivos, não vamos baixar a guarda. Vamos seguir trabalhando para reduzir ainda mais casos e óbitos que são evitáveis”, reforça Demarchi.
Panorama estadual reforça impacto regional
Além das ações no Sul, 2025 também foi marcado por grandes entregas estruturantes em outras regiões do Estado, como o Complexo Madre Teresa, em Itajaí, e intervenções em hospitais de Florianópolis, Joinville e Blumenau. Somadas às ações regionais, essas iniciativas consolidam Santa Catarina como referência nacional em ampliação do acesso ao SUS.
Outro avanço importante foi o lançamento do concurso público da Saúde, com mais de 500 vagas, o primeiro em mais de 12 anos para a Secretaria de Estado da Saúde — medida que deve fortalecer o atendimento também nos hospitais e unidades do Sul catarinense.
Serviço – principais números da Saúde em SC (2025)
-
Procedimentos cirúrgicos (3 anos): mais de 1,2 milhão
-
Cirurgias eletivas: mais de 800 mil
-
Aumento de cirurgias com internação: +78%
-
Novos leitos de UTI: 291
-
Redução de óbitos por dengue: –94%
-
Municípios com hematócrito rápido: 175