O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (27) que teve uma “boa reunião” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), realizada em Kuala Lumpur, na Malásia. Segundo Trump, as negociações comerciais entre os dois países seguem em andamento.
“Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se algo vai acontecer, mas vamos ver. Eles gostariam de fechar um acordo. No momento, eles estão pagando, acho, uma tarifa de 50%. Mas tivemos uma ótima reunião”, disse o presidente norte-americano.
Além de comentar sobre as tratativas bilaterais, Trump parabenizou Lula pelos 80 anos, completados nesta segunda-feira. “Quero desejar feliz aniversário ao presidente. Ele é um sujeito muito vigoroso, fiquei impressionado”, declarou.
Canal direto de diálogo entre os dois líderes
Mais tarde, já na noite de segunda-feira (horário local), Lula conversou brevemente com jornalistas e confirmou que mantém um canal direto de comunicação com Trump para tratar de temas econômicos e diplomáticos.
“Estabelecemos uma regra de negociação que, toda vez que houver uma dificuldade, eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele”, afirmou o presidente brasileiro.
Lula também agradeceu publicamente pelas felicitações: “Eu vi a mensagem. Eu agradeço.”
Expectativa por avanços nas relações comerciais
Em coletiva de imprensa anterior, Lula havia se mostrado otimista quanto à suspensão das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Segundo ele, há uma “boa impressão” de que Brasil e EUA podem chegar a um acordo em breve.
“Estou convencido de que, em poucos dias, teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil, para que a vida siga boa e alegre do jeito que dizia o Gonzaguinha na sua música”, concluiu Lula, em tom leve.
O encontro bilateral entre os dois presidentes aconteceu à margem da 47ª cúpula da Asean e marca um novo capítulo nas negociações econômicas entre Brasília e Washington.
