terça-feira, 23 junho , 2026
Início Site

Alho roxo do Planalto Catarinense conquista Denominação de Origem e amplia lista de IGs de SC

0
FOTO Epagri Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 6 minutos

Santa Catarina alcançou a marca de 12 Indicações Geográficas (IGs) reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O mais novo registro foi concedido ao alho roxo produzido no Planalto Catarinense, que recebeu a certificação de Denominação de Origem (DO), reconhecimento destinado a produtos cujas características estão diretamente ligadas ao território onde são produzidos.

A concessão foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2894, de 23 de junho de 2026.

O reconhecimento abrange os municípios de Caçador, Lebon Régis, Fraiburgo, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos e Frei Rogério.

Certificação valoriza identidade e qualidade do produto

A Denominação de Origem reconhece que as características do alho roxo são resultado da combinação de fatores naturais e humanos presentes no Planalto Catarinense.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort, a certificação representa um avanço para os produtores e para o agronegócio catarinense.

“Essa certificação valoriza um produto que carrega a identidade da região, reconhece o trabalho desenvolvido pelas famílias produtoras ao longo das gerações e fortalece a competitividade dos produtos catarinenses.”

A conquista foi construída em parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Epagri, Cidasc, Sebrae, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Cooperativa Regional Agropecuária do Meio-Oeste Catarinense (Copar).

Clima e solo garantem características únicas

Os estudos apresentados ao INPI demonstraram que o alho roxo desenvolvido na região possui características próprias relacionadas às condições geográficas do Planalto Catarinense.

Entre os fatores apontados estão:

  • Clima subtropical frio de altitude;
  • Elevada amplitude térmica;
  • Ocorrência frequente de geadas;
  • Fotoperíodo característico das latitudes meridionais;
  • Solos derivados de basalto.

Essas condições favorecem o desenvolvimento mais lento das plantas e influenciam diretamente a coloração, o aroma, a pungência e as propriedades funcionais do alho.

Pesquisas também indicam que os bulbos produzidos na região apresentam coloração roxa mais intensa e maior concentração de compostos voláteis em comparação a produtos cultivados em outras áreas do país.

Conhecimento dos produtores também foi decisivo

Além das condições naturais, a certificação reconhece o conhecimento acumulado pelas famílias produtoras ao longo das gerações.

Práticas de seleção clonal, manejo agrícola, escolha das áreas de cultivo, técnicas de cura e armazenamento contribuíram para a formação da identidade do produto.

O método tradicional de cura utilizado na região, por exemplo, está relacionado ao aumento do aroma característico do alho roxo.

Os estudos apresentados ao INPI demonstraram que materiais genéticos equivalentes cultivados fora da área delimitada não reproduzem integralmente as mesmas características encontradas no Planalto Catarinense.

Epagri coordenou estudos técnicos

Desde 2021, pesquisadores e extensionistas da Epagri coordenaram os estudos, a caracterização ambiental da área e a produção das informações técnicas que embasaram o pedido.

O pesquisador do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram/Epagri), Hamilton Justino Vieira, destaca a importância do trabalho.

“O processo da Indicação Geográfica demonstra como a pesquisa e a extensão rural podem gerar desenvolvimento territorial. A Epagri atuou como articuladora e forneceu a base científica necessária para comprovar a relação entre o território e a qualidade do produto.”

Segundo o pesquisador, o reconhecimento amplia as oportunidades de mercado e contribui para a permanência das famílias no campo.

“O selo também ajuda a preservar práticas tradicionais de cultivo e incentiva a permanência das famílias no campo.”

Santa Catarina chega a 12 Indicações Geográficas

Com a inclusão do alho roxo do Planalto Catarinense, Santa Catarina passa a contar com 12 Indicações Geográficas reconhecidas.

São elas:

  • Uva Goethe;
  • Banana de Corupá;
  • Queijo Artesanal Serrano;
  • Vinhos de Altitude;
  • Mel de Melato da Bracatinga;
  • Maçã Fuji de São Joaquim;
  • Erva-mate do Planalto Norte Catarinense;
  • Linguiça Blumenau;
  • Cachaça e Aguardente de Luiz Alves;
  • Banana de Luiz Alves;
  • Frescal de São Joaquim;
  • Alho Roxo do Planalto Catarinense.

O estado também conta com o Fórum Catarinense de Indicações Geográficas, que reúne instituições públicas, universidades e entidades de produtores para fortalecer as IGs e as marcas coletivas catarinenses.

Serviço

Produto: Alho Roxo do Planalto Catarinense
Reconhecimento: Denominação de Origem (DO)
Publicação: RPI nº 2894, de 23 de junho de 2026
Municípios abrangidos: Caçador, Lebon Régis, Fraiburgo, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos e Frei Rogério
Instituições envolvidas: Sape, Epagri, Cidasc, Sebrae e Copar

CCJ aprova programa de solidariedade veterinária para ampliar apoio a animais em SC

0

FOTO Divulgação, Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 0238/2026, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT). A proposta institui o Programa Catarinense de Solidariedade Veterinária, que prevê a coleta, o reaproveitamento e a distribuição de medicamentos, vacinas, insumos e rações destinados a animais domésticos.

O objetivo é beneficiar tutores em situação de vulnerabilidade social, protetores independentes e entidades de proteção animal em todo o estado.

Projeto busca reduzir desperdícios e ampliar o cuidado animal

Segundo o autor da proposta, o programa reúne ações de proteção animal, responsabilidade social e sustentabilidade.

“Muitas vezes, medicamentos, vacinas e rações ainda em perfeitas condições acabam sendo descartados, enquanto milhares de famílias e entidades de proteção animal enfrentam dificuldades para cuidar dos seus animais. Nosso projeto cria um mecanismo seguro para transformar esse desperdício em solidariedade, promovendo o bem-estar animal, fortalecendo a saúde pública e incentivando uma rede de colaboração”, destacou o deputado Rodrigo Minotto.

A proposta pretende estimular a doação de produtos que estejam em condições adequadas de uso, evitando o descarte desnecessário de materiais ainda válidos.

Distribuição seguirá critérios técnicos

O projeto estabelece que medicamentos e vacinas somente poderão ser distribuídos mediante prescrição de médico-veterinário regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Além disso, os produtos deverão:

  • Estar dentro do prazo de validade;
  • Possuir embalagens íntegras;
  • Ser armazenados de acordo com as normas sanitárias vigentes;
  • Atender aos critérios de segurança estabelecidos pelos órgãos competentes.

As medidas visam garantir a segurança dos animais e a correta utilização dos insumos.

Proposta segue tramitação na Assembleia

Com a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, o Projeto de Lei nº 0238/2026 seguirá para análise nas demais comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Após essa etapa, a proposta poderá ser votada em plenário pelos deputados estaduais.

Caso seja aprovada em todas as fases da tramitação legislativa, a iniciativa poderá se tornar uma nova política pública voltada ao bem-estar animal no estado.

Medida pode beneficiar protetores e entidades

O programa também busca fortalecer o trabalho realizado por organizações de proteção animal e protetores independentes, que frequentemente enfrentam dificuldades para custear medicamentos, vacinas e alimentação dos animais sob seus cuidados.

A proposta pretende criar uma rede de solidariedade capaz de ampliar o acesso a insumos veterinários e contribuir para a saúde animal e a saúde pública.

Serviço

Projeto: PL nº 0238/2026
Autor: Deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT)
Objetivo: Criar o Programa Catarinense de Solidariedade Veterinária
Beneficiários: Tutores em vulnerabilidade, protetores independentes e entidades de proteção animal
Situação: Aprovado na CCJ da Alesc e em tramitação nas demais comissões

Pelo Estado – Governo anuncia investimento em energia no Meio Oeste 

0

 

O Governo de Santa Catarina, por meio da Celesc, entregou oficialmente um dos maiores pacotes de obras de infraestrutura energética da história de Santa Catarina. Com aporte de R$ 93 milhões para a região de Treze Tílias, foram inauguradas uma subestação de energia e duas linhas de distribuição. As melhorias atendem a uma demanda antiga da indústria Tirol, que agora tem mais segurança energética para expandir sua produção de laticínios e gerar 100 vagas de emprego. A Subestação Catanduvas também teve sua capacidade ampliada. 

Os investimentos integram o Plano de Desenvolvimento Energético para a Indústria Catarinense, iniciativa lançada em 2023, que investe R$ 404 milhões em obras para ampliar o fornecimento de energia elétrica e o setor produtivo poder expandir negócios. Destes recursos, R$ 325 milhões são do Governo do Estado e R$ 79 milhões da Celesc. A expectativa é de que a ação gere mais de 14 mil empregos diretos e indiretos em todo o estado e destrave um investimento de R$ 4 bilhões por parte das indústrias contempladas, que aguardavam há anos por essas melhorias na infraestrutura energética. Santa Catarina atinge o marco histórico da expansão em 1.000 quilômetros de rede trifásica em todo o estado, pelo Programa de Energia Trifásica Rural. 

 

Não pegou bem 

O pré-candidato ao Governo do Estado, Marcelo Brigadeiro (Missão), tentou gerar engajamento nas redes ao anunciar, no último final de semana, que iria desistir da disputa. Contudo, ficou feio o fato de negar sua desistência horas depois, deixando claro que o ato não passou de uma jogada – errada – de marketing. Perdeu credibilidade, engajamento e, consequentemente, votos. 

Depois dessa, desistir, de fato, poderia ser sua melhor estratégia. 

 

Pré-campanha na estrada 

O pré-candidato ao governo de Santa Catarina João Rodrigues (PSD) renovou o compromisso com as principais demandas da região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amure). Foi a sexta agenda regional do projeto, que conta com o presidente do MDB e candidato a vice-governador, o deputado federal Carlos Chiodini, e a dupla de pré-candidatos ao Senado, formada pelo senador Esperidião Amin (PP) e o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB). O grupo percorreu cidades como Laguna, Imbituba, Tubarão, Orleans, São Ludgero, Nova Veneza e Braço do Norte. Durante os encontros, lideranças locais e empresários apresentaram as principais necessidades do Sul catarinense. 

 

Beira-mar de São José 

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) revogou a medida cautelar que suspendia o processo licitatório da Avenida Beira-Mar de Barreiros, permitindo o prosseguimento do certame e a retomada dos trâmites para o início das obras. 

O processo permaneceu em avaliação por cerca de sete meses para apuração de questionamentos relacionados ao edital e ao orçamento do empreendimento. 

Com a decisão, a expectativa da Prefeitura é avançar rapidamente nas próximas etapas para que as obras tenham início nos próximos dias. 

A suspensão do edital havia sido determinada em 2025 após a identificação de possíveis inconsistências relacionadas a composições orçamentárias e critérios de habilitação técnica previstos na licitação. 

 

Desastres climáticos 

Cerca de 70% dos municípios catarinenses estão suscetíveis à ocorrência de deslizamentos, enxurradas e inundações. O dado integra o levantamentorealizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que trata dos serviços de defesa civil municipal e das providências adotadas pelas prefeituras para prevenir e mitigar as consequências de desastres naturais hidrológicos e geológicos. O relatório tem como objetivo atualizar, comparar e verificar a evolução dos dados e informações em relação ao último levantamento, realizado em 2023. O estudo avaliou a estrutura dos serviços municipais de defesa civil, a preparação para enfrentamento de desastres, a adequação dos planos diretores e o cumprimento de orientações anteriores do TCE/SC. 

 

Lançamento 

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lança hoje a campanha “Diálogo e Paz – Eleições 2026”. A iniciativa faz parte da gestão do presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, e tem como objetivo promover um ambiente eleitoral seguro, inclusivo e pautado pelo respeito mútuo.  

No encontro, os representantes de partidos políticos e de órgãos públicos assinarão um termo de compromisso, demonstrando adesão pública a eleições pautadas no diálogo e na paz. 

 

Virada de Chave 

Uma série de eventos de grande impacto para o desenvolvimento do mercado imobiliário catarinense será lançada na próxima quinta-feira, 25. O projeto Virada de Chave é uma parceria estratégica entre o Sebrae/SC e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC), com o propósito de fortalecer o setor por meio da capacitação, profissionalização e desenvolvimento de corretores de imóveis, gestores e empresas imobiliárias. No total, serão realizadas 89 ações gratuitas ao longo dos próximos meses, cobrindo todo o território catarinense. O objetivo central é preparar os profissionais para os desafios atuais e futuros do mercado, promovendo formação técnica, inovação, desenvolvimento empresarial e adaptação às recentes transformações econômicas e regulatórias. 

 

Grito de Anita 

O legado de Anita Garibaldi inspira o novo espetáculo da Orquestra Filarmônica Catarinense, que sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis, no dia 1º de julho. Intitulado O Grito de Anita — Entre a Noite e a Liberdade, o concerto une música de concerto, teatro e experiências sensoriais para refletir sobre coragem, resistência e liberdade. A apresentação também marca mais uma etapa da trajetória da Filarmônica, que se prepara para uma turnê internacional por importantes palcos europeus. ingressos disponíveis em https://www.pensanoevento.com.br/sitev2/eventos/103959/concerto-o-grito-de-anita. 

OAB Criciúma realiza congresso estadual para debater uso da inteligência artificial na advocacia

0

IMAGEM Divulgação, Notisul

TEMPO DE LEITURA: 5 minutos

A OAB Subseção Criciúma promove no próximo dia 9 de julho o primeiro Congresso Estadual de Inteligência Artificial na Advocacia. O evento ocorrerá no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), das 8h30 às 19 horas, reunindo especialistas nacionais, escritórios de advocacia e profissionais do setor para discutir a aplicação ética e segura das ferramentas de IA no cotidiano jurídico.

A proposta é aproximar a advocacia das novas tecnologias e apresentar soluções práticas que possam ser incorporadas à rotina dos escritórios, respeitando as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os princípios éticos da profissão.

Evento reunirá especialistas e experiências práticas

O congresso abordará como a inteligência artificial está transformando o mercado jurídico, os desafios já enfrentados pelos profissionais e as possibilidades de utilização das ferramentas sem comprometer a segurança das informações.

Segundo o presidente da OAB Subseção Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto, a tecnologia representa uma oportunidade de evolução para a advocacia.

“Essa evolução tecnológica pode ser muito poderosa para os escritórios. O congresso representa uma oportunidade para que os advogados catarinenses possam desenvolver competências que já estão redefinindo o mercado jurídico e compreender como a atuação profissional pode ser potencializada a partir das ferramentas de IA.”

A programação prevê palestras e debates com profissionais que já utilizam recursos de inteligência artificial em suas operações.

Workshops vão apresentar aplicações práticas

O presidente da Comissão de Direito Digital e de Novas Tecnologias Aplicáveis à Advocacia da OAB Criciúma, Ricardo Mello Filho, destaca que a profissão passa por uma transformação tecnológica significativa.

“Essa mudança impacta diretamente o trabalho intelectual. Para o advogado e outras profissões que se assemelham a essa vocação, a IA é uma realidade e, por isso, é imprescindível que o advogado aprenda a lidar e trabalhar com essa ferramenta.”

Segundo ele, o evento contará com workshops práticos voltados à implementação de soluções nos escritórios.

“Teremos workshops práticos no evento, com o objetivo de ajudar os participantes a saírem com um planejamento do que será implementado em seus escritórios.”

Uso ético e proteção de dados serão debatidos

A secretária da Comissão de Direito Digital e de Novas Tecnologias Aplicáveis à Advocacia, Júlia Teixeira Daminelli, afirma que o congresso pretende desmistificar o uso da inteligência artificial no setor jurídico.

“Esse congresso foi pensado para atualizar a advocacia e fazer os profissionais compreenderem como as IAs funcionam e de que forma é possível integrar essas ferramentas em processos bem estruturados dentro dos seus escritórios.”

Ela ressalta que o objetivo é demonstrar como as ferramentas podem otimizar a gestão de clientes, automatizar atividades repetitivas e ampliar a produtividade, sempre observando a proteção de dados sensíveis e o uso responsável da tecnologia.

Podcast amplia debate sobre inteligência artificial

Como parte das ações relacionadas ao tema, a OAB Criciúma lançou um novo episódio do podcast Papo de Advogado, dedicado ao uso das inteligências artificiais na advocacia.

O programa foi apresentado pelo presidente da subseção e contou com a participação de Ricardo Mello Filho, Júlia Teixeira Daminelli e da delegada adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Carolina Hillman.

O conteúdo está disponível nos canais da OAB Criciúma no YouTube e no Spotify.

Serviço

Evento: I Congresso Estadual de IA na Advocacia
Data: 9 de julho
Horário: das 8h30 às 19 horas
Local: Centro de Inovação Criciúma (CRIO)
Realização: OAB Subseção Criciúma
Inscrições e programação: https://oab-sc.org.br/eventos/congresso-estadual-de-ia-na-advocacia

Amigos do Pé de Pato e Tomba Lata disputam a final da Taça Metalúrgica Zok em Morro Grande

0

FOTOS PMG Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

Chegou a hora de conhecer o campeão do Campeonato de Futebol Suíço do Clube Resenha, em Morro Grande. Nesta quinta-feira, Amigos do Pé de Pato, de Meleiro, e Tomba Lata entram em campo para decidir a Taça Metalúrgica Zok em uma final que reúne duas equipes invictas na competição.

A partida está marcada para as 20 horas, no Clube Resenha. Após o confronto, será realizada a cerimônia de premiação e o encerramento oficial do campeonato.

Amigos do Pé de Pato chega embalado à decisão

Representando o município de Meleiro, o Amigos do Pé de Pato chega à final após conquistar recentemente o título do Campeonato Municipal de Meleiro.

Na campanha da Taça Metalúrgica Zok, a equipe disputou sete partidas, conquistando cinco vitórias e dois empates. O time marcou 27 gols e sofreu 13, mantendo-se invicto até a decisão.

O bom momento da equipe aumenta a expectativa para a disputa do título.

Tomba Lata busca o bicampeonato consecutivo

Do outro lado estará o Tomba Lata, atual campeão do torneio e que busca o bicampeonato consecutivo.

A campanha da equipe impressiona. Em sete jogos disputados, foram sete vitórias. O ataque marcou 42 gols, enquanto a defesa sofreu apenas cinco.

Além de manter 100% de aproveitamento, o Tomba Lata chega à decisão com a melhor campanha da competição.

Final coloca frente a frente duas equipes invictas

A decisão reúne os dois times de melhor desempenho do campeonato. Enquanto o Amigos do Pé de Pato aposta na consistência e no embalo recente de títulos, o Tomba Lata tenta confirmar a excelente campanha e defender a taça conquistada na edição anterior.

A expectativa é de grande público para acompanhar a final e a cerimônia de encerramento da competição.

Competição movimentou o esporte regional

O Campeonato de Futebol Suíço do Clube Resenha é realizado e organizado pela Maciel Esportes em parceria com o Clube Resenha.

A Taça Metalúrgica Zok conta com o patrocínio oficial da Metalúrgica Zok e apoio da Casa do Pintor, Irmãos Mezzari, DHB Construtora, Funerária Santa Helena e Farmácia Mais Saúde.

Serviço

Evento: Final da Taça Metalúrgica Zok
Jogo: Amigos do Pé de Pato x Tomba Lata
Data: Quinta-feira
Horário: 20 horas
Local: Clube Resenha, Morro Grande
Após a partida: Premiação e encerramento do campeonato

Prefeitura de Tubarão altera horário de expediente em dias de jogos da Seleção Brasileira

0

IMAGEM Magnific/PMT Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A Prefeitura de Tubarão terá horário especial de expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A medida foi oficializada pelo prefeito Estêner Soratto por meio do Decreto nº 9.349/26 e já entra em vigor nesta quarta-feira (24), quando o Brasil enfrenta a Escócia, às 19 horas, pela terceira rodada da fase de grupos.

Neste dia, o expediente nas repartições públicas municipais será realizado das 12 às 18 horas.

Servidores com jornada de oito horas terão horários ajustados

De acordo com o decreto, os servidores que cumprem jornada diária de oito horas deverão realizar o expediente entre 7 e 18 horas, conforme a necessidade de cada secretaria ou fundação municipal.

O decreto determina ainda o cumprimento do intervalo mínimo de uma hora para refeição e descanso.

Regras valem para próximas fases da Copa

Caso a Seleção Brasileira avance para as fases seguintes da competição e dispute partidas em dias úteis no período da tarde, o expediente municipal seguirá horários especiais.

Conforme o decreto:

  • Das 7 às 13 horas quando os jogos ocorrerem a partir das 16 horas;
  • Das 7 às 13 horas quando as partidas forem realizadas às 14 horas.

A medida busca conciliar o funcionamento dos serviços públicos com o acompanhamento dos jogos da equipe brasileira.

Saúde terá atendimento diferenciado

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, nesta quarta-feira (24), a Policlínica funcionará das 13h30 às 18h30.

A triagem dos pacientes será realizada até as 18 horas.

Os demais serviços de saúde manterão o funcionamento normal.

Educação mantém horários regulares

A Fundação Municipal de Educação informou que as escolas e os centros de educação infantil funcionarão normalmente, sem alterações nos horários de atendimento.

Já a área administrativa da fundação terá expediente das 12h30 às 18h30.

Facilita Tubarão mantém atendimento

O Facilita Tubarão funcionará em seu horário habitual nesta quarta-feira.

No entanto, o atendimento estendido destinado exclusivamente à emissão dos novos cartões do transporte coletivo não será realizado. O serviço encerrará às 18 horas.

Serviços essenciais permanecem sem alterações

O decreto não se aplica aos serviços considerados essenciais do município.

Continuam operando normalmente:

  • Ambulâncias;
  • Manutenção de semáforos;
  • Polícia Municipal;
  • Defesa Civil;
  • Vigilância.

Esses setores manterão seus atendimentos e escalas habituais para garantir a continuidade dos serviços à população.

Serviço

Data: quarta-feira, 24 de junho
Jogo: Brasil x Escócia
Horário da partida: 19 horas
Expediente da prefeitura: 12h às 18h
Policlínica: 13h30 às 18h30
Escolas e CEIs: funcionamento normal
Serviços essenciais: sem alterações

Braço do Norte inicia oferta gratuita do Implanon na rede pública de saúde

0

FOTO Organon Divulgação Notisul

 TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A Prefeitura de Braço do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana a oferta gratuita do Implanon, um dos métodos contraceptivos de longa duração mais eficazes disponíveis atualmente. Nesta primeira etapa, os atendimentos serão realizados na Estratégia Saúde da Família (ESF) União.

A iniciativa segue as diretrizes técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde para o planejamento reprodutivo e a oferta de contraceptivos reversíveis de longa duração.

Método possui eficácia superior a 99%

O Implanon é um implante contraceptivo subdérmico composto por etonogestrel, inserido sob a pele do braço por profissionais capacitados. O método apresenta eficácia superior a 99% e oferece proteção contra a gravidez por até três anos.

Além da alta eficácia, o contraceptivo é reversível, permitindo que a fertilidade retorne após a retirada do dispositivo.

O método dispensa o uso diário de medicamentos e é reconhecido internacionalmente pela praticidade e segurança.

Critérios técnicos definem o acesso nesta primeira etapa

Devido ao número limitado de implantes disponíveis neste momento inicial, a Secretaria Municipal de Saúde seguirá os critérios técnicos estabelecidos pelo SUS e pelo Ministério da Saúde.

Entre os grupos prioritários estão:

  • Adolescentes com gestação anterior;
  • Mulheres vivendo com HIV ou hepatites;
  • Grandes multíparas;
  • Mulheres em situação de rua;
  • Profissionais do sexo;
  • Usuárias acompanhadas pelos serviços de saúde mental;
  • Outros critérios clínicos e sociais previstos nas normas nacionais.

As interessadas deverão procurar sua unidade de saúde de referência para receber orientações, passar por avaliação clínica e ingressar no fluxo de regulação da rede.

Antes da inserção do dispositivo, serão realizados exames e testes rápidos previstos nos protocolos assistenciais do SUS.

Município amplia ações de saúde da mulher

O prefeito Lauro Boeing Junior destacou que a iniciativa representa um avanço nas políticas públicas voltadas à saúde da mulher.

“Estamos ampliando as opções de planejamento reprodutivo oferecidas gratuitamente à população. O Implanon é um método moderno, seguro e altamente eficaz, que garante mais autonomia para as mulheres planejarem seu futuro. Nosso compromisso é continuar investindo em ações que fortaleçam a saúde preventiva e ampliem o acesso aos serviços públicos de qualidade.”

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Arent, ressaltou a importância da implantação do novo método na rede pública.

“O Implanon é reconhecido mundialmente pela sua eficácia e praticidade. Como a quantidade disponível neste primeiro momento é limitada, seguimos as diretrizes técnicas do SUS, que orientam a priorização de mulheres em situação de maior vulnerabilidade. Nossa equipe está preparada para realizar o acolhimento, a avaliação e o acompanhamento das pacientes, garantindo segurança em todas as etapas do processo.”

Planejamento reprodutivo e autonomia feminina

A implantação do Implanon integra as ações de fortalecimento da saúde da mulher desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte.

A iniciativa busca ampliar o acesso aos métodos contraceptivos, promover o planejamento reprodutivo e oferecer mais autonomia e segurança às mulheres atendidas pela rede pública.

Serviço

O que: Oferta gratuita do Implanon pelo SUS
Local: ESF União, em Braço do Norte
Público prioritário: Mulheres em situação de maior vulnerabilidade, conforme critérios técnicos do SUS
Como participar: Procurar a unidade de saúde de referência para avaliação e encaminhamento
Duração do método: Até três anos de proteção contraceptiva

Lugar de Homem é na Cozinha 2026 celebra 60 anos da APAE de Tubarão em edição especial com retorno do Notisul

0

FOTO Arquivo Apae Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A 19ª edição solidária do Lugar de Homem é na Cozinha já tem data marcada. O tradicional evento beneficente da APAE de Tubarão será realizado em 13 de agosto de 2026, uma quinta-feira, a partir das 20h, no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo. A edição será especial por marcar as comemorações dos 60 anos da instituição. Cada ingresso de todas as cozinhas será comercializado por R$ 170,00, mesmo valor da edição de 2025.

Toda a arrecadação obtida com a venda dos ingressos e patrocinadores será destinada à manutenção dos serviços, projetos de atendimento e ações de inclusão social desenvolvidos pela APAE de Tubarão, que atende centenas de estudantes e famílias ao longo do ano.

Evento reúne solidariedade e gastronomia

Cozinha Solidária APAE Tubarão 2026 tem retorno do Notisul
FOTO Arquivo Apae Divulgação Notisul

O Lugar de Homem é na Cozinha é conhecido por reunir empresas, entidades e lideranças regionais, que assumem cozinhas temáticas e preparam pratos especiais para o público. Tradicionalmente, os cardápios são mantidos em segredo até o momento do evento. Muitos cardápios já estão definidos, mas mantidos a sete chaves pelos organizadores de cada cozinha.

Entre as cozinhas já confirmadas para a edição de 2026 estão:

  • Notisul
  • Everson Martins
  • CDL Tubarão
  • Tubarão Saneamento
  • Fundação InoversaSul (*)
  • Diamante Energia
  • SLB Advogados
  • Unisul
  • Unimed
  • Prolincon
  • ACIT
  • Amigos em prol da APAE
  • Jeep Club
  • Casa da Dinda

(*) A Fundação InoversaSul participará por meio das equipes da UniTV, Colégio Dehon e setor administrativo.

Cozinha Solidária APAE Tubarão 2026 tem retorno do Notisul
FOTO Arquivo Apae Divulgação Notisul

Notisul retorna ao evento em edição histórica

Criado originalmente pelo então jornal Notisul em 2008, o projeto passou a ter a organização principal da APAE de Tubarão a partir de 2012. Nazareno Schmoeler, então proprietário do periódico, doou a marca e a organização diretamente para a Apae. Em 2026, o Grupo Notisul, com nova gestão, retorna ao evento em uma edição considerada histórica pelos organizadores.

O presidente do Grupo Notisul, jornalista e empresário Fernando Henrique Teixeira da Silva, comemorou o convite para participar novamente da iniciativa.

“A solidariedade sempre esteve presente em nossa empresa”,

afirmou.

Segundo ele, o retorno do Notisul ao Lugar de Homem é na Cozinha em uma edição que celebra os 60 anos da APAE reforça o compromisso histórico do grupo com as causas sociais e comunitárias da região.

moção Notisul 25 anos
FOTO Notisul

Edição marca os 60 anos da APAE

A edição de 2026 terá significado especial por celebrar seis décadas de atuação da APAE de Tubarão. Ao longo desse período, a entidade consolidou-se como referência regional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além do apoio às famílias.

A expectativa da organização é reunir grande público, ampliar a arrecadação e fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido pela instituição.

Serviço

Evento: Cozinha Solidária 2026
Data: 13 de agosto de 2026 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo
Realização: APAE de Tubarão
Objetivo: arrecadar recursos para os projetos e atendimentos da instituição.

Gravatal inicia vacinação nas escolas para ampliar cobertura entre estudantes

0

IMAGEM PG Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Prefeitura de Gravatal iniciou nesta terça-feira (23) uma campanha de vacinação nas escolas do município. A ação, promovida pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação, Inovação, Esporte e Lazer, tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, oferecendo a vacina contra a gripe e atualizando as cadernetas de vacinação dos estudantes.

As equipes de saúde atuarão diretamente nas unidades escolares, facilitando o acesso às vacinas e proporcionando mais praticidade às famílias. A iniciativa segue o calendário nacional de imunização e busca garantir maior proteção à comunidade escolar.

Vacinação será realizada nas unidades escolares

Durante a campanha, os estudantes poderão receber a vacina contra a Influenza e ter a situação vacinal analisada pelas equipes de saúde. As doses em atraso também poderão ser identificadas e atualizadas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cristini Martins Ferreira, levar a vacinação para dentro das escolas reduz obstáculos e amplia o acesso aos serviços de saúde.

“Ao levarmos as vacinas até as escolas, facilitamos que crianças e adolescentes mantenham sua carteira vacinal atualizada, reduzindo barreiras de acesso e fortalecendo a prevenção. Nosso objetivo é garantir que nenhum estudante deixe de ser vacinado por dificuldade de acesso, fortalecendo a saúde individual e coletiva de todo o município”, destacou.

Campanha busca aumentar cobertura vacinal

A enfermeira e técnica da Vigilância Epidemiológica de Gravatal, Rafaela Zanelato Fernandes, explica que a estratégia contribui para ampliar a imunização e identificar vacinas em atraso.

“A campanha permite aumentar a cobertura vacinal, protegendo os alunos contra a gripe e outras doenças imunopreveníveis, além de identificar e atualizar vacinas em atraso, garantindo que as crianças estejam com seu esquema vacinal completo. A realização da campanha na escola também facilita o acesso dos pais e responsáveis aos serviços de saúde, promovendo maior adesão à vacinação”, afirmou.

A expectativa da administração municipal é alcançar um grande número de estudantes ao longo da ação.

Pais devem enviar a caderneta de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais e responsáveis a encaminharem a Caderneta de Vacinação dos estudantes no dia da imunização, conforme o cronograma definido por cada unidade escolar.

O calendário de vacinação será realizado de acordo com a programação estabelecida pelas escolas participantes.

Serviço

  • Ação: vacinação nas escolas de Gravatal
  • Público-alvo: crianças e adolescentes da rede escolar
  • Vacinas: Influenza e atualização da carteira vacinal
  • Local: unidades escolares do município
  • Orientação: enviar a caderneta de vacinação no dia da imunização