quinta-feira, 25 junho , 2026
Início Site

Meleiro assina ordem de serviço para revitalização da praça central

0

FOTOS PM Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

O prefeito de Meleiro, Anderson Scardueli, o Nino (PL), assinou na manhã desta quinta-feira (25) a ordem de serviço para a reforma, readequação e revitalização da Praça do Paço Municipal. O investimento total na obra será de R$ 999.990 e a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em até seis meses.

A revitalização contempla uma área de 5.417 metros quadrados e busca ampliar os espaços de lazer, convivência e integração para moradores e visitantes.

Nova praça terá espaço infantil e área de caminhada

O projeto prevê a implantação de diversos equipamentos e melhorias urbanas. Entre as estruturas planejadas estão:

  • Espaço infantil;
  • Área para caminhada;
  • Chafariz;
  • Arborização;
  • Áreas de convivência.

A proposta da administração municipal é transformar a praça em um ponto de encontro da comunidade, incentivando a ocupação dos espaços públicos e valorizando a região central da cidade.

Investimento chega a quase R$ 1 milhão

O valor total da obra é de R$ 999.990,00.

Desse montante:

  • R$ 800 mil são provenientes do Governo de Santa Catarina, por meio do programa SC Levada a Sério;
  • R$ 199.990,00 correspondem à contrapartida da Prefeitura de Meleiro.

A execução ficará sob responsabilidade da empresa Pavimentadora e Construtora Ferreira.

Projeto foi desenvolvido por profissionais do município

O projeto arquitetônico da nova praça foi elaborado pela arquiteta Larissa Mattos. Já o projeto de engenharia ficou sob responsabilidade do engenheiro Augusto Simon.

Segundo a administração municipal, o objetivo é criar um espaço moderno, funcional e acessível para a população.

Prefeito destaca qualidade de vida e convivência

O prefeito Anderson Scardueli afirmou que a revitalização representa um importante investimento para o município.

“Estamos muito felizes em anunciar essa nova praça central, que será um espaço pensado para as famílias, para as crianças e para todos que utilizam o centro. É um investimento que valoriza Meleiro, fortalece a convivência e traz mais qualidade de vida para a nossa população. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria”, destacou.

A expectativa da prefeitura é entregar a nova praça em aproximadamente seis meses.

Serviço

Obra: Reforma e revitalização da Praça do Paço Municipal

Município: Meleiro

Área revitalizada: 5.417 m²

Investimento total: R$ 999.990,00

Recursos estaduais: R$ 800 mil

Contrapartida municipal: R$ 199.990,00

Prazo estimado: Seis meses

Empresa executora: Pavimentadora e Construtora Ferreira

Michelle nega briga com Flávio Bolsonaro e defende união para eleições de 2026

0

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (25) que não existe disputa ou desentendimento com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e defendeu a união dos aliados políticos para as eleições de 2026. A declaração foi publicada nas redes sociais após a repercussão de vídeos em que ela expôs divergências sobre estratégias eleitorais do partido no Ceará.

Na mensagem, Michelle disse que seu objetivo foi esclarecer informações que, segundo ela, estavam sendo interpretadas de forma equivocada.

“Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição”, escreveu a ex-primeira-dama em publicação no Instagram.

Divergência surgiu por alianças no Ceará

O episódio ganhou repercussão após Michelle criticar a aproximação do Partido Liberal (PL) com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) no Ceará.

A ex-primeira-dama defende o apoio do partido ao senador Eduardo Girão (Novo) para o governo estadual e à deputada federal Priscila Costa (PL) para uma vaga no Senado.

Por outro lado, dirigentes da legenda afirmam que a articulação envolvendo Ciro Gomes recebeu aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e que a estratégia política não deve ser revista.

A divergência expôs diferenças de posicionamento dentro do grupo político em relação às alianças para o pleito de 2026.

Vídeos expuseram atrito entre aliados

Na quarta-feira (24), Michelle publicou vídeos relatando um episódio de desentendimento com Flávio Bolsonaro após discordar da condução das negociações eleitorais no Ceará.

Segundo ela, houve um tratamento considerado inadequado durante a discussão sobre os rumos da legenda no estado.

A repercussão das declarações alimentou especulações sobre uma possível disputa interna por influência política dentro do grupo ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Flávio pediu desculpas após repercussão

Após a divulgação dos vídeos, Flávio Bolsonaro se manifestou publicamente. O senador afirmou que não teve a intenção de ofender Michelle Bolsonaro e declarou estar de “coração aberto”.

Ele também pediu desculpas à ex-primeira-dama, buscando encerrar o episódio.

Na publicação desta quinta-feira, Michelle reforçou que não guarda ressentimentos e pediu que suas declarações anteriores fossem analisadas dentro do contexto completo.

Cenário político mira as eleições de 2026

O episódio ocorre em meio às articulações políticas para as eleições de 2026 e ao debate sobre a liderança dos diferentes grupos que compõem o campo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Apesar das divergências pontuais sobre estratégias estaduais, tanto Michelle quanto Flávio têm defendido a manutenção da unidade partidária para a disputa eleitoral.

Até o momento, o PL não anunciou mudanças em sua estratégia para o Ceará.

Venezuelana em SC busca notícias de familiares e amigos após terremoto na Venezuela

0

A venezuelana Aurymat Chinchilla, moradora de Florianópolis há quatro anos, passou a manhã desta quinta-feira (25) tentando obter informações sobre familiares, amigos e os impactos dos terremotos que atingiram a Venezuela. Apesar de já ter conseguido contato com a maior parte da família, ela ainda aguarda notícias de um amigo de infância que trabalha na Marinha venezuelana.

Os tremores, que atingiram principalmente a região de Caracas e cidades próximas, deixaram mais de 160 mortos e cerca de 950 feridos, segundo autoridades internacionais. O desastre também mobilizou a comunidade venezuelana que vive em Santa Catarina, estado que abriga a maior população de imigrantes do país no Brasil.

Comunidade venezuelana acompanha situação à distância

Aurymat conta que ficou abalada ao acompanhar as primeiras imagens da tragédia. Muitas das áreas atingidas faziam parte de sua rotina quando ainda vivia na Venezuela.

“Quando vi as notícias ontem, eu fiquei com o coração bem pequeno. Imagina, são edifícios que têm tanto tempo ali. Eu ia passear em Caracas, visitar meus familiares e fazer compras”, relembra.

A preocupação maior é com um amigo que vive em Puerto Cabello, cidade localizada a cerca de 215 quilômetros da capital e uma das áreas afetadas pelos tremores.

Segundo ela, ainda não foi possível confirmar onde ele estava no momento dos terremotos.

“Eu não sei se ele estava no porto, se estava de turno, se estava de férias”, afirma.

Falhas na comunicação dificultam contato

Além dos danos estruturais, os terremotos também comprometeram sistemas de comunicação em algumas regiões do país, dificultando o contato entre familiares e amigos.

Aurymat explica que as pessoas mais próximas das áreas atingidas ainda enfrentam dificuldades para se comunicar.

“As pessoas que estão mais perto do local afetado a gente não conseguiu [contato] porque tem falhas na comunicação lá”, relata.

A situação tem gerado apreensão entre milhares de venezuelanos que vivem fora do país e tentam acompanhar o trabalho de resgate das vítimas.

Mais de 70 mil venezuelanos vivem em Santa Catarina

De acordo com dados do governo estadual, os venezuelanos representam atualmente a maior comunidade de imigrantes em Santa Catarina.

Mais de 70 mil pessoas vindas da Venezuela vivem em municípios catarinenses. As maiores concentrações estão no Oeste, especialmente em Chapecó, além de Florianópolis, no Litoral, e Joinville, no Norte do estado.

A tragédia provocou mobilização entre integrantes da comunidade, que acompanham as notícias e buscam informações sobre parentes e amigos nas áreas afetadas.

Governo catarinense acompanha situação

O governo de Santa Catarina informou que colocou sua estrutura à disposição do governo federal para auxiliar eventuais ações relacionadas às buscas e aos resgates das vítimas.

Procurado, o Ministério das Relações Exteriores informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre os mortos ou feridos pelos terremotos.

As equipes de emergência seguem atuando nas áreas atingidas em busca de sobreviventes e na avaliação dos danos provocados pelos tremores.

PF e MPF deflagram segunda fase da Operação Disclosure sobre caso Americanas

0

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (25), a segunda fase da Operação Disclosure, que investiga supostas fraudes contábeis estimadas em cerca de R$ 54 bilhões envolvendo a Americanas. A ação cumpre mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em São Paulo e inclui o bloqueio de bens dos investigados.

Segundo a PF, a operação busca aprofundar as investigações sobre irregularidades que teriam sido praticadas ao longo de vários anos e que impactaram os demonstrativos financeiros da companhia.

Mandados e bloqueio de bens

De acordo com a corporação, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro determinou ainda o sequestro de bens e valores em nome dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões, valor estimado das supostas fraudes apuradas.

Em nota, a Polícia Federal informou que os investigados teriam conhecimento de práticas relacionadas a operações de risco sacado e contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) que, segundo as apurações, teriam sido contabilizados sem respaldo econômico.

“As investigações apontam indícios dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa”, informou a corporação.

O que está sendo investigado

Segundo a PF, as suspeitas envolvem operações conhecidas como risco sacado, modalidade financeira utilizada por empresas para antecipar pagamentos a fornecedores por meio de instituições financeiras.

As investigações também analisam contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), incentivos comerciais normalmente utilizados no varejo. Conforme a corporação, parte desses contratos teria sido registrada contabilmente sem que houvesse efetiva existência econômica das operações.

As autoridades apuram se essas práticas contribuíram para a distorção dos balanços financeiros da companhia ao longo dos anos.

Primeira fase ocorreu em 2024

A primeira fase da Operação Disclosure foi realizada em junho de 2024. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão contra ex-diretores da Americanas.

Também foram determinados bloqueios de bens e valores superiores a R$ 500 milhões.

Na época, a PF informou que as investigações contaram com colaboração da atual diretoria da empresa. As apurações apontaram possíveis fraudes relacionadas tanto às operações de risco sacado quanto aos contratos de VPC.

Caso levantou debate sobre fiscalização do mercado

O caso Americanas reacendeu discussões sobre os mecanismos de fiscalização e governança corporativa no mercado financeiro brasileiro.

Especialistas ouvidos anteriormente pela Agência Brasil apontaram desafios como a crescente sofisticação das fraudes empresariais, conflitos de interesse que podem afetar processos de autorregulação e limitações estruturais dos órgãos responsáveis pela supervisão do mercado.

Também foram citadas a necessidade de aperfeiçoamento dos mecanismos de acompanhamento de balanços contábeis e o fortalecimento da capacidade operacional dos órgãos reguladores.

Jogos da Copa 2026 desta quinta definem grupos D, E e F

0

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 movimenta esta quinta-feira (25) com seis partidas decisivas pelos grupos D, E e F. As seleções da Alemanha e dos Estados Unidos entram em campo já classificadas para a próxima fase, enquanto outras equipes disputam vagas diretas e a possibilidade de avançar entre os melhores terceiros colocados.

Conforme o regulamento da competição, os jogos de cada grupo serão disputados simultaneamente para evitar qualquer vantagem baseada em resultados anteriores.

Grupo E abre a rodada às 17h

Os primeiros confrontos do dia acontecem às 17h (horário de Brasília). Em Nova Jersey, o Equador enfrenta a Alemanha, líder da chave e já garantida nas oitavas de final. Na Filadélfia, Curaçao encara a Costa do Marfim.

A Alemanha lidera o Grupo E com seis pontos e saldo positivo de sete gols. A disputa pela segunda vaga direta está entre Costa do Marfim, com três pontos, e Equador, que soma um ponto. Curaçao também tem um ponto e ainda mantém chances matemáticas de avançar como uma das melhores terceiras colocadas.

Classificação do Grupo E

  • Alemanha – 6 pontos (saldo +7)
  • Costa do Marfim – 3 pontos (saldo 0)
  • Equador – 1 ponto (saldo -1)
  • Curaçao – 1 ponto (saldo -6)

Grupo F tem disputa aberta pela liderança

Às 20h, entram em campo as seleções do Grupo F. O Japão enfrenta a Suécia em Dallas, enquanto Tunísia e Holanda se enfrentam em Kansas City.

A chave chega à rodada final sem definição. Holanda e Japão dividem a liderança com quatro pontos cada. A Suécia aparece logo atrás, com três pontos, e ainda depende apenas de um bom resultado para seguir sonhando com a classificação.

Já a Tunísia, sem pontuar até o momento, precisa vencer e torcer por uma combinação favorável de resultados para continuar na competição.

Classificação do Grupo F

  • Holanda – 4 pontos (saldo +4)
  • Japão – 4 pontos (saldo +4)
  • Suécia – 3 pontos (saldo 0)
  • Tunísia – 0 ponto (saldo -8)

Estados Unidos lideram o Grupo D

Os últimos jogos do dia serão realizados às 23h. Em Los Angeles, a Turquia enfrenta os Estados Unidos. Já em São Francisco, Paraguai e Austrália fazem confronto direto por uma vaga na próxima fase.

Os norte-americanos chegam à rodada final com seis pontos e classificação garantida. Austrália e Paraguai, ambos com três pontos, disputam a segunda vaga direta da chave.

A Turquia ainda busca seus primeiros pontos na competição e tenta manter viva a possibilidade de avançar entre os melhores terceiros colocados.

Classificação do Grupo D

  • Estados Unidos – 6 pontos (saldo +5)
  • Austrália – 3 pontos (saldo 0)
  • Paraguai – 3 pontos (saldo -2)
  • Turquia – 0 ponto (saldo -3)

Jogos desta quinta-feira

17h

  • Equador x Alemanha (Grupo E)
  • Curaçao x Costa do Marfim (Grupo E)

20h

  • Japão x Suécia (Grupo F)
  • Tunísia x Holanda (Grupo F)

23h

  • Turquia x Estados Unidos (Grupo D)
  • Paraguai x Austrália (Grupo D)

Araranguá inicia implantação do PLANCON Multirriscos para reforçar a segurança nas escolas

0

FOTO SMEA Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A Secretaria Municipal de Educação de Araranguá realizou, na tarde de quarta-feira (24), a primeira reunião do Comitê Municipal do Plano de Contingência Multirriscos (PLANCON). A iniciativa busca fortalecer a segurança nas unidades de ensino e organizar ações de prevenção, resposta e recuperação diante de situações de risco.

O encontro reuniu representantes de diversos órgãos públicos e instituições parceiras, reforçando a atuação integrada para ampliar a proteção da comunidade escolar.

Comitê reúne diferentes instituições

Além da Secretaria de Educação, participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Habitação, APAE e Conselho Municipal de Educação.

A proposta é construir o plano de forma conjunta, considerando as necessidades específicas de cada unidade escolar e promovendo uma cultura permanente de prevenção e cuidado.

Plano busca preparar escolas para situações de risco

O PLANCON Multirriscos é um instrumento de planejamento voltado à preparação das escolas diante de diferentes situações que possam afetar a comunidade escolar.

O objetivo é garantir que gestores, professores, funcionários e demais profissionais estejam preparados para agir de maneira rápida, coordenada e eficiente em casos de emergência.

Durante a reunião, os participantes discutiram as próximas etapas para a construção e implementação das ações previstas no plano.

Comitê acompanhará os planos das unidades escolares

Entre as atribuições do Comitê Municipal estão a análise dos planejamentos elaborados pelas escolas, a orientação das equipes e o fortalecimento das estratégias de prevenção e resposta.

Os encontros também permitirão:

  • Identificação de vulnerabilidades;
  • Definição de protocolos de atuação;
  • Elaboração de estratégias de segurança;
  • Fortalecimento das redes de apoio;
  • Compartilhamento de boas práticas.

A expectativa é que as ações contribuam para tornar as escolas ambientes cada vez mais seguros, acolhedores e preparados para enfrentar diferentes situações de risco.

Cultura de prevenção é compromisso coletivo

Segundo a Secretaria de Educação, a construção de uma cultura de segurança depende da participação de toda a comunidade escolar e do envolvimento dos diversos setores públicos.

A iniciativa reforça a importância da integração entre educação, segurança, saúde e assistência social para garantir a proteção, o bem-estar e o cuidado com estudantes, profissionais e famílias.

Serviço

Ação: Implantação do Comitê Municipal do PLANCON Multirriscos

Município: Araranguá

Objetivo: Fortalecer a segurança e a prevenção nas escolas.

Participantes:

  • Secretaria de Educação;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Polícia Militar;
  • Polícia Civil;
  • Defesa Civil;
  • Secretaria de Saúde;
  • Secretaria de Assistência Social e Habitação;
  • APAE;
  • Conselho Municipal de Educação.

Curso de conservas, doces e temperos forma 13 participantes em Gravatal

0

FOTOS PMG Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

Treze moradores de Gravatal concluíram, nesta quarta-feira (24), o Curso de Conservas, Doces e Temperos, promovido gratuitamente pelo projeto Rede de Oportunidades, da Prefeitura de Gravatal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A capacitação foi realizada nos dias 23 e 24 de junho, no Salão Paroquial da comunidade de Pouso Alto, em parceria com o SENAR e os Sindicatos Rurais de Gravatal e Armazém.

Curso ensinou técnicas de conservação e aproveitamento dos alimentos

Durante as atividades, os participantes aprenderam técnicas de conservação e transformação de alimentos, produzindo picles, molhos, pastas de temperos, geleias, compotas e doces.

Além das práticas culinárias, os alunos receberam orientações sobre higiene, segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo para a redução do desperdício.

Segundo a secretária de Assistência Social, Jadna Ouriques, a avaliação das participantes foi bastante positiva.

“Muitas disseram que vão produzir para a família e outras já pensam em empreender. Elas também destacaram que o curso ajuda a evitar o desperdício dos alimentos e pediram que novas capacitações sejam oferecidas”,

afirmou.

Capacitação também representa oportunidade de recomeço

Entre as participantes está a técnica de enfermagem Angela Santana Alves, de 44 anos, que atualmente está afastada do trabalho para tratamento de saúde.

Ela destacou a importância do curso como uma oportunidade de aprendizado e bem-estar.

“Foi um conhecimento que vou levar para o resto da vida. Aprendi que quase tudo pode ser aproveitado e quero participar de outros cursos. Só tenho a agradecer pela oportunidade”,

relatou.

Rede de Oportunidades já concedeu mais de 170 certificações

A iniciativa faz parte do projeto Rede de Oportunidades, que busca ampliar o acesso à qualificação profissional nas comunidades do interior, fortalecer a inclusão produtiva e estimular a geração de renda.

Desde 2025, o programa já emitiu mais de 170 certificados em diferentes cursos oferecidos à população.

A ação também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual o município de Gravatal é signatário.

Serviço

Curso: Conservas, Doces e Temperos

Local: Salão Paroquial de Pouso Alto

Data: 23 e 24 de junho de 2026

Participantes certificados: 13

Realização: Prefeitura de Gravatal, Secretaria de Assistência Social, SENAR e Sindicatos Rurais de Gravatal e Armazém

Projeto: Rede de Oportunidades

Domingo no Parque terá Yoga Day e espetáculo teatral gratuito em Capivari de Baixo

0

FOTO PDE/CB Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, recebe neste domingo (28) uma programação gratuita voltada ao bem-estar, à saúde e à cultura. A edição especial do projeto Domingo no Parque começa às 8h30 com o Yoga Day e segue durante a tarde com a apresentação da peça teatral “Modo Avião”.

As atividades são abertas à comunidade e buscam proporcionar experiências ligadas ao autocuidado, à qualidade de vida e à reflexão sobre temas atuais.

Yoga Day promove conexão entre corpo e mente

A programação da manhã será dedicada ao Yoga Day, reunindo práticas de yoga, meditação, relaxamento e orientações sobre alimentação saudável.

Instrutores e especialistas compartilharão informações sobre os benefícios da prática regular do yoga, como:

  • Melhora da flexibilidade;
  • Fortalecimento muscular;
  • Redução do estresse;
  • Aumento da concentração;
  • Equilíbrio emocional.

Além das atividades físicas e meditativas, o público poderá participar de uma conversa sobre alimentação saudável e o conceito de comer consciente.

A ação cultural gratuita é realizada por meio do Ministério da Cultura, com apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia, e patrocínio da Diamante Geração de Energia, por meio da Lei Rouanet.

Espetáculo “Modo Avião” aborda uso excessivo das telas

Às 15h, o público poderá assistir gratuitamente ao espetáculo teatral “Modo Avião”, que aborda de forma educativa e divertida o uso excessivo de celulares e dispositivos eletrônicos.

A peça já foi apresentada para estudantes de diversas escolas da região da Amurel e propõe reflexões sobre tecnologia, convivência e relações interpessoais.

A história acompanha Lipzinho e sua turma durante o Acampamento Diamante, quando os jovens enfrentam desafios após ficarem sem acesso à internet.

Espetáculo contará com acessibilidade

O evento será inclusivo e contará com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ampliando o acesso do público às atividades.

A apresentação faz parte do projeto Direitos em Cena, iniciativa que busca fortalecer vínculos e estimular a reflexão entre crianças e adolescentes por meio do teatro.

A ação cultural é realizada com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, com apoio da Associação Jorge Lacerda.

Programação

8h30 — Yoga Day

  • Yoga;
  • Meditação;
  • Relaxamento;
  • Conversa sobre alimentação saudável.

15h — Espetáculo “Modo Avião”

  • Teatro gratuito;
  • Reflexão sobre o uso das telas;
  • Acessibilidade com Libras.

Serviço

Evento: Domingo no Parque

Data: Domingo, 28 de junho

Local: Parque Diamante +Energia, Capivari de Baixo

Horários:

  • 8h30: Yoga Day
  • 15h: Espetáculo “Modo Avião”

Entrada: Gratuita

Santa Catarina amplia cirurgias plásticas reparadoras pelo SUS e reduz filas históricas

0

Foto: Arquivo/SECOM GOVSC, Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O Governo de Santa Catarina ampliou a oferta de cirurgias plásticas reparadoras não estéticas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia já possibilitou o encaminhamento de mais de 500 pacientes para avaliação pré-operatória e credenciou 14 novos hospitais em todas as macrorregiões do estado.

A medida busca descentralizar os atendimentos, reduzir filas acumuladas desde 2017 e ampliar o acesso aos procedimentos especializados, que anteriormente eram realizados por apenas uma unidade hospitalar.

Ampliação beneficia pacientes em todas as regiões

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a iniciativa permite que os pacientes recebam atendimento mais próximo de suas residências, reduzindo deslocamentos e agilizando o acesso aos procedimentos.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a descentralização dos serviços representa um avanço na assistência especializada do SUS em Santa Catarina.

“Conseguimos descentralizar um serviço que antes era concentrado em um único hospital, ampliando o acesso da população às cirurgias plásticas reparadoras em todas as macrorregiões do estado. Com isso, reduzimos filas históricas e garantimos que os pacientes recebam o cuidado necessário mais perto de onde vivem”, afirmou.

Incentivo financeiro amplia oferta hospitalar

A ação foi viabilizada por meio da Deliberação CIB nº 37/2026, aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina (CIB), que criou um incentivo financeiro estadual destinado à ampliação das cirurgias plásticas reparadoras não estéticas.

Os hospitais participantes podem receber até dez vezes o valor previsto na Tabela SUS para cada procedimento realizado. O incentivo estadual, em torno de R$ 3 mil por cirurgia, é somado aos valores já pagos pela tabela federal.

Segundo a Secretaria da Saúde, a medida torna economicamente viável a realização dos procedimentos em outras unidades hospitalares do estado.

Procedimentos atendidos pelo programa

Entre as cirurgias contempladas estão:

  • Mamoplastia redutora feminina;
  • Mamoplastia redutora masculina;
  • Dermolipectomia abdominal.

As mamoplastias têm como objetivo remover o excesso de tecido mamário, gordura e pele. Já a dermolipectomia abdominal é indicada para pacientes que apresentam excesso de pele e gordura na região abdominal.

Serviço era concentrado em Florianópolis

Até a implantação da nova estratégia, os procedimentos eram realizados exclusivamente pelo Hospital Universitário de Florianópolis, o que limitava a capacidade de atendimento e contribuía para o aumento da fila de espera.

Com a ampliação da rede hospitalar, o Governo do Estado busca oferecer atendimento mais ágil, reduzir a demanda reprimida e fortalecer os serviços especializados do SUS em Santa Catarina.

Serviço

Pacientes encaminhados: mais de 500.

Hospitais habilitados: 14 novas unidades.

Procedimentos realizados:

  • Mamoplastia redutora feminina;
  • Mamoplastia redutora masculina;
  • Dermolipectomia abdominal.

Objetivos da medida:

  • Redução das filas de espera;
  • Ampliação do acesso regionalizado;
  • Atendimento mais próximo da residência dos pacientes;
  • Fortalecimento da rede especializada do SUS.

FinancIEB 2026 discutirá impactos do Sistema Nacional de Educação na gestão escolar

0

IMAGEM Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O II Fórum dos Gestores Financeiros da Educação Básica (FinancIEB) será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, no Colégio Fecap, em São Paulo. O evento reunirá gestores, especialistas e lideranças educacionais para debater os impactos do Sistema Nacional de Educação (SNE) na administração das instituições de ensino básico.

Com o tema “Sistema Nacional de Educação: impactos, governança e sustentabilidade na gestão da Educação Básica”, o encontro ocorre em um momento de mudanças estruturais no setor educacional brasileiro, envolvendo financiamento, qualidade do ensino, gestão escolar e monitoramento de indicadores nacionais.

Sistema Nacional de Educação será tema central

A abertura dos debates ocorrerá no primeiro dia do evento, às 9h30, com a participação de Heleno Araújo, integrante da Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), e Paulo Muniz, representante do Fórum Nacional de Educação Básica.

A palestra de abertura abordará o tema “Sistema Nacional de Educação (SNE): um novo ciclo para a educação brasileira — Descubra como o SNE irá impactar amplamente sua escola”.

Segundo Adriano Dias Souza, criador do FinancIEB, as transformações propostas pelo SNE exigirão mudanças de cultura e de comportamento na gestão das cerca de 42 mil escolas particulares de educação básica existentes no país.

“Todo o programa foi desenhado para que o gestor financeiro e administrativo da educação básica possa antever os impactos que terão no seu dia a dia”, destaca Adriano.

Novas exigências para a gestão financeira

De acordo com os organizadores, as diretrizes do Sistema Nacional de Educação devem exigir maior eficiência administrativa, previsibilidade financeira e alinhamento às futuras normas nacionais.

As mudanças podem afetar diretamente o planejamento de receitas, custos e investimentos das instituições, além de ampliar a necessidade de transparência na aplicação dos recursos.

Outro ponto em destaque é a criação da Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (INDE) e do Identificador Nacional Único do Estudante (INDUE), ferramentas que deverão integrar as escolas a um sistema nacional de informações.

Os novos mecanismos permitirão o acompanhamento de indicadores como fluxo escolar, permanência dos estudantes, mobilidade, evasão e trajetória acadêmica, exigindo maior organização e governança dos dados educacionais.

Reforma tributária e inteligência artificial também estarão em pauta

Além dos debates sobre o SNE, a programação do FinancIEB inclui temas relacionados à sustentabilidade financeira das instituições, governança, regulação e os impactos da reforma tributária na educação.

Também serão discutidos:

  • Marketing educacional e retenção de alunos;
  • Cursos técnicos e formação profissional;
  • BNCC da Computação;
  • Inteligência artificial na educação;
  • Inovação e competitividade no setor.

Evento busca fortalecer a gestão da educação básica

O FinancIEB surgiu como um desdobramento do FinancIES, fórum voltado às instituições privadas de ensino superior.

A proposta do encontro é promover atualização profissional, troca de experiências e integração entre gestores financeiros e administrativos da educação básica, setor que apresenta crescimento e consolidação em todo o país.

Serviço

Evento: II Fórum dos Gestores Financeiros da Educação Básica (FinancIEB)

Data: 26 e 27 de agosto de 2026

Local: Colégio Fecap – São Paulo (SP)

Tema central: Sistema Nacional de Educação: impactos, governança e sustentabilidade na gestão da Educação Básica

Público-alvo: Gestores financeiros e administrativos da educação básica.