quinta-feira, 25 junho , 2026
Início Site

PF e MPF deflagram segunda fase da Operação Disclosure sobre caso Americanas

0

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (25), a segunda fase da Operação Disclosure, que investiga supostas fraudes contábeis estimadas em cerca de R$ 54 bilhões envolvendo a Americanas. A ação cumpre mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em São Paulo e inclui o bloqueio de bens dos investigados.

Segundo a PF, a operação busca aprofundar as investigações sobre irregularidades que teriam sido praticadas ao longo de vários anos e que impactaram os demonstrativos financeiros da companhia.

Mandados e bloqueio de bens

De acordo com a corporação, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro determinou ainda o sequestro de bens e valores em nome dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões, valor estimado das supostas fraudes apuradas.

Em nota, a Polícia Federal informou que os investigados teriam conhecimento de práticas relacionadas a operações de risco sacado e contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) que, segundo as apurações, teriam sido contabilizados sem respaldo econômico.

“As investigações apontam indícios dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa”, informou a corporação.

O que está sendo investigado

Segundo a PF, as suspeitas envolvem operações conhecidas como risco sacado, modalidade financeira utilizada por empresas para antecipar pagamentos a fornecedores por meio de instituições financeiras.

As investigações também analisam contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), incentivos comerciais normalmente utilizados no varejo. Conforme a corporação, parte desses contratos teria sido registrada contabilmente sem que houvesse efetiva existência econômica das operações.

As autoridades apuram se essas práticas contribuíram para a distorção dos balanços financeiros da companhia ao longo dos anos.

Primeira fase ocorreu em 2024

A primeira fase da Operação Disclosure foi realizada em junho de 2024. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão contra ex-diretores da Americanas.

Também foram determinados bloqueios de bens e valores superiores a R$ 500 milhões.

Na época, a PF informou que as investigações contaram com colaboração da atual diretoria da empresa. As apurações apontaram possíveis fraudes relacionadas tanto às operações de risco sacado quanto aos contratos de VPC.

Caso levantou debate sobre fiscalização do mercado

O caso Americanas reacendeu discussões sobre os mecanismos de fiscalização e governança corporativa no mercado financeiro brasileiro.

Especialistas ouvidos anteriormente pela Agência Brasil apontaram desafios como a crescente sofisticação das fraudes empresariais, conflitos de interesse que podem afetar processos de autorregulação e limitações estruturais dos órgãos responsáveis pela supervisão do mercado.

Também foram citadas a necessidade de aperfeiçoamento dos mecanismos de acompanhamento de balanços contábeis e o fortalecimento da capacidade operacional dos órgãos reguladores.

Jogos da Copa 2026 desta quinta definem grupos D, E e F

0

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 movimenta esta quinta-feira (25) com seis partidas decisivas pelos grupos D, E e F. As seleções da Alemanha e dos Estados Unidos entram em campo já classificadas para a próxima fase, enquanto outras equipes disputam vagas diretas e a possibilidade de avançar entre os melhores terceiros colocados.

Conforme o regulamento da competição, os jogos de cada grupo serão disputados simultaneamente para evitar qualquer vantagem baseada em resultados anteriores.

Grupo E abre a rodada às 17h

Os primeiros confrontos do dia acontecem às 17h (horário de Brasília). Em Nova Jersey, o Equador enfrenta a Alemanha, líder da chave e já garantida nas oitavas de final. Na Filadélfia, Curaçao encara a Costa do Marfim.

A Alemanha lidera o Grupo E com seis pontos e saldo positivo de sete gols. A disputa pela segunda vaga direta está entre Costa do Marfim, com três pontos, e Equador, que soma um ponto. Curaçao também tem um ponto e ainda mantém chances matemáticas de avançar como uma das melhores terceiras colocadas.

Classificação do Grupo E

  • Alemanha – 6 pontos (saldo +7)
  • Costa do Marfim – 3 pontos (saldo 0)
  • Equador – 1 ponto (saldo -1)
  • Curaçao – 1 ponto (saldo -6)

Grupo F tem disputa aberta pela liderança

Às 20h, entram em campo as seleções do Grupo F. O Japão enfrenta a Suécia em Dallas, enquanto Tunísia e Holanda se enfrentam em Kansas City.

A chave chega à rodada final sem definição. Holanda e Japão dividem a liderança com quatro pontos cada. A Suécia aparece logo atrás, com três pontos, e ainda depende apenas de um bom resultado para seguir sonhando com a classificação.

Já a Tunísia, sem pontuar até o momento, precisa vencer e torcer por uma combinação favorável de resultados para continuar na competição.

Classificação do Grupo F

  • Holanda – 4 pontos (saldo +4)
  • Japão – 4 pontos (saldo +4)
  • Suécia – 3 pontos (saldo 0)
  • Tunísia – 0 ponto (saldo -8)

Estados Unidos lideram o Grupo D

Os últimos jogos do dia serão realizados às 23h. Em Los Angeles, a Turquia enfrenta os Estados Unidos. Já em São Francisco, Paraguai e Austrália fazem confronto direto por uma vaga na próxima fase.

Os norte-americanos chegam à rodada final com seis pontos e classificação garantida. Austrália e Paraguai, ambos com três pontos, disputam a segunda vaga direta da chave.

A Turquia ainda busca seus primeiros pontos na competição e tenta manter viva a possibilidade de avançar entre os melhores terceiros colocados.

Classificação do Grupo D

  • Estados Unidos – 6 pontos (saldo +5)
  • Austrália – 3 pontos (saldo 0)
  • Paraguai – 3 pontos (saldo -2)
  • Turquia – 0 ponto (saldo -3)

Jogos desta quinta-feira

17h

  • Equador x Alemanha (Grupo E)
  • Curaçao x Costa do Marfim (Grupo E)

20h

  • Japão x Suécia (Grupo F)
  • Tunísia x Holanda (Grupo F)

23h

  • Turquia x Estados Unidos (Grupo D)
  • Paraguai x Austrália (Grupo D)

Araranguá inicia implantação do PLANCON Multirriscos para reforçar a segurança nas escolas

0

FOTO SMEA Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A Secretaria Municipal de Educação de Araranguá realizou, na tarde de quarta-feira (24), a primeira reunião do Comitê Municipal do Plano de Contingência Multirriscos (PLANCON). A iniciativa busca fortalecer a segurança nas unidades de ensino e organizar ações de prevenção, resposta e recuperação diante de situações de risco.

O encontro reuniu representantes de diversos órgãos públicos e instituições parceiras, reforçando a atuação integrada para ampliar a proteção da comunidade escolar.

Comitê reúne diferentes instituições

Além da Secretaria de Educação, participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Habitação, APAE e Conselho Municipal de Educação.

A proposta é construir o plano de forma conjunta, considerando as necessidades específicas de cada unidade escolar e promovendo uma cultura permanente de prevenção e cuidado.

Plano busca preparar escolas para situações de risco

O PLANCON Multirriscos é um instrumento de planejamento voltado à preparação das escolas diante de diferentes situações que possam afetar a comunidade escolar.

O objetivo é garantir que gestores, professores, funcionários e demais profissionais estejam preparados para agir de maneira rápida, coordenada e eficiente em casos de emergência.

Durante a reunião, os participantes discutiram as próximas etapas para a construção e implementação das ações previstas no plano.

Comitê acompanhará os planos das unidades escolares

Entre as atribuições do Comitê Municipal estão a análise dos planejamentos elaborados pelas escolas, a orientação das equipes e o fortalecimento das estratégias de prevenção e resposta.

Os encontros também permitirão:

  • Identificação de vulnerabilidades;
  • Definição de protocolos de atuação;
  • Elaboração de estratégias de segurança;
  • Fortalecimento das redes de apoio;
  • Compartilhamento de boas práticas.

A expectativa é que as ações contribuam para tornar as escolas ambientes cada vez mais seguros, acolhedores e preparados para enfrentar diferentes situações de risco.

Cultura de prevenção é compromisso coletivo

Segundo a Secretaria de Educação, a construção de uma cultura de segurança depende da participação de toda a comunidade escolar e do envolvimento dos diversos setores públicos.

A iniciativa reforça a importância da integração entre educação, segurança, saúde e assistência social para garantir a proteção, o bem-estar e o cuidado com estudantes, profissionais e famílias.

Serviço

Ação: Implantação do Comitê Municipal do PLANCON Multirriscos

Município: Araranguá

Objetivo: Fortalecer a segurança e a prevenção nas escolas.

Participantes:

  • Secretaria de Educação;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Polícia Militar;
  • Polícia Civil;
  • Defesa Civil;
  • Secretaria de Saúde;
  • Secretaria de Assistência Social e Habitação;
  • APAE;
  • Conselho Municipal de Educação.

Curso de conservas, doces e temperos forma 13 participantes em Gravatal

0

FOTOS PMG Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

Treze moradores de Gravatal concluíram, nesta quarta-feira (24), o Curso de Conservas, Doces e Temperos, promovido gratuitamente pelo projeto Rede de Oportunidades, da Prefeitura de Gravatal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A capacitação foi realizada nos dias 23 e 24 de junho, no Salão Paroquial da comunidade de Pouso Alto, em parceria com o SENAR e os Sindicatos Rurais de Gravatal e Armazém.

Curso ensinou técnicas de conservação e aproveitamento dos alimentos

Durante as atividades, os participantes aprenderam técnicas de conservação e transformação de alimentos, produzindo picles, molhos, pastas de temperos, geleias, compotas e doces.

Além das práticas culinárias, os alunos receberam orientações sobre higiene, segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo para a redução do desperdício.

Segundo a secretária de Assistência Social, Jadna Ouriques, a avaliação das participantes foi bastante positiva.

“Muitas disseram que vão produzir para a família e outras já pensam em empreender. Elas também destacaram que o curso ajuda a evitar o desperdício dos alimentos e pediram que novas capacitações sejam oferecidas”,

afirmou.

Capacitação também representa oportunidade de recomeço

Entre as participantes está a técnica de enfermagem Angela Santana Alves, de 44 anos, que atualmente está afastada do trabalho para tratamento de saúde.

Ela destacou a importância do curso como uma oportunidade de aprendizado e bem-estar.

“Foi um conhecimento que vou levar para o resto da vida. Aprendi que quase tudo pode ser aproveitado e quero participar de outros cursos. Só tenho a agradecer pela oportunidade”,

relatou.

Rede de Oportunidades já concedeu mais de 170 certificações

A iniciativa faz parte do projeto Rede de Oportunidades, que busca ampliar o acesso à qualificação profissional nas comunidades do interior, fortalecer a inclusão produtiva e estimular a geração de renda.

Desde 2025, o programa já emitiu mais de 170 certificados em diferentes cursos oferecidos à população.

A ação também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual o município de Gravatal é signatário.

Serviço

Curso: Conservas, Doces e Temperos

Local: Salão Paroquial de Pouso Alto

Data: 23 e 24 de junho de 2026

Participantes certificados: 13

Realização: Prefeitura de Gravatal, Secretaria de Assistência Social, SENAR e Sindicatos Rurais de Gravatal e Armazém

Projeto: Rede de Oportunidades

Domingo no Parque terá Yoga Day e espetáculo teatral gratuito em Capivari de Baixo

0

FOTO PDE/CB Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, recebe neste domingo (28) uma programação gratuita voltada ao bem-estar, à saúde e à cultura. A edição especial do projeto Domingo no Parque começa às 8h30 com o Yoga Day e segue durante a tarde com a apresentação da peça teatral “Modo Avião”.

As atividades são abertas à comunidade e buscam proporcionar experiências ligadas ao autocuidado, à qualidade de vida e à reflexão sobre temas atuais.

Yoga Day promove conexão entre corpo e mente

A programação da manhã será dedicada ao Yoga Day, reunindo práticas de yoga, meditação, relaxamento e orientações sobre alimentação saudável.

Instrutores e especialistas compartilharão informações sobre os benefícios da prática regular do yoga, como:

  • Melhora da flexibilidade;
  • Fortalecimento muscular;
  • Redução do estresse;
  • Aumento da concentração;
  • Equilíbrio emocional.

Além das atividades físicas e meditativas, o público poderá participar de uma conversa sobre alimentação saudável e o conceito de comer consciente.

A ação cultural gratuita é realizada por meio do Ministério da Cultura, com apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia, e patrocínio da Diamante Geração de Energia, por meio da Lei Rouanet.

Espetáculo “Modo Avião” aborda uso excessivo das telas

Às 15h, o público poderá assistir gratuitamente ao espetáculo teatral “Modo Avião”, que aborda de forma educativa e divertida o uso excessivo de celulares e dispositivos eletrônicos.

A peça já foi apresentada para estudantes de diversas escolas da região da Amurel e propõe reflexões sobre tecnologia, convivência e relações interpessoais.

A história acompanha Lipzinho e sua turma durante o Acampamento Diamante, quando os jovens enfrentam desafios após ficarem sem acesso à internet.

Espetáculo contará com acessibilidade

O evento será inclusivo e contará com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ampliando o acesso do público às atividades.

A apresentação faz parte do projeto Direitos em Cena, iniciativa que busca fortalecer vínculos e estimular a reflexão entre crianças e adolescentes por meio do teatro.

A ação cultural é realizada com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, com apoio da Associação Jorge Lacerda.

Programação

8h30 — Yoga Day

  • Yoga;
  • Meditação;
  • Relaxamento;
  • Conversa sobre alimentação saudável.

15h — Espetáculo “Modo Avião”

  • Teatro gratuito;
  • Reflexão sobre o uso das telas;
  • Acessibilidade com Libras.

Serviço

Evento: Domingo no Parque

Data: Domingo, 28 de junho

Local: Parque Diamante +Energia, Capivari de Baixo

Horários:

  • 8h30: Yoga Day
  • 15h: Espetáculo “Modo Avião”

Entrada: Gratuita

Santa Catarina amplia cirurgias plásticas reparadoras pelo SUS e reduz filas históricas

0

Foto: Arquivo/SECOM GOVSC, Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O Governo de Santa Catarina ampliou a oferta de cirurgias plásticas reparadoras não estéticas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia já possibilitou o encaminhamento de mais de 500 pacientes para avaliação pré-operatória e credenciou 14 novos hospitais em todas as macrorregiões do estado.

A medida busca descentralizar os atendimentos, reduzir filas acumuladas desde 2017 e ampliar o acesso aos procedimentos especializados, que anteriormente eram realizados por apenas uma unidade hospitalar.

Ampliação beneficia pacientes em todas as regiões

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a iniciativa permite que os pacientes recebam atendimento mais próximo de suas residências, reduzindo deslocamentos e agilizando o acesso aos procedimentos.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a descentralização dos serviços representa um avanço na assistência especializada do SUS em Santa Catarina.

“Conseguimos descentralizar um serviço que antes era concentrado em um único hospital, ampliando o acesso da população às cirurgias plásticas reparadoras em todas as macrorregiões do estado. Com isso, reduzimos filas históricas e garantimos que os pacientes recebam o cuidado necessário mais perto de onde vivem”, afirmou.

Incentivo financeiro amplia oferta hospitalar

A ação foi viabilizada por meio da Deliberação CIB nº 37/2026, aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina (CIB), que criou um incentivo financeiro estadual destinado à ampliação das cirurgias plásticas reparadoras não estéticas.

Os hospitais participantes podem receber até dez vezes o valor previsto na Tabela SUS para cada procedimento realizado. O incentivo estadual, em torno de R$ 3 mil por cirurgia, é somado aos valores já pagos pela tabela federal.

Segundo a Secretaria da Saúde, a medida torna economicamente viável a realização dos procedimentos em outras unidades hospitalares do estado.

Procedimentos atendidos pelo programa

Entre as cirurgias contempladas estão:

  • Mamoplastia redutora feminina;
  • Mamoplastia redutora masculina;
  • Dermolipectomia abdominal.

As mamoplastias têm como objetivo remover o excesso de tecido mamário, gordura e pele. Já a dermolipectomia abdominal é indicada para pacientes que apresentam excesso de pele e gordura na região abdominal.

Serviço era concentrado em Florianópolis

Até a implantação da nova estratégia, os procedimentos eram realizados exclusivamente pelo Hospital Universitário de Florianópolis, o que limitava a capacidade de atendimento e contribuía para o aumento da fila de espera.

Com a ampliação da rede hospitalar, o Governo do Estado busca oferecer atendimento mais ágil, reduzir a demanda reprimida e fortalecer os serviços especializados do SUS em Santa Catarina.

Serviço

Pacientes encaminhados: mais de 500.

Hospitais habilitados: 14 novas unidades.

Procedimentos realizados:

  • Mamoplastia redutora feminina;
  • Mamoplastia redutora masculina;
  • Dermolipectomia abdominal.

Objetivos da medida:

  • Redução das filas de espera;
  • Ampliação do acesso regionalizado;
  • Atendimento mais próximo da residência dos pacientes;
  • Fortalecimento da rede especializada do SUS.

FinancIEB 2026 discutirá impactos do Sistema Nacional de Educação na gestão escolar

0

IMAGEM Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O II Fórum dos Gestores Financeiros da Educação Básica (FinancIEB) será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, no Colégio Fecap, em São Paulo. O evento reunirá gestores, especialistas e lideranças educacionais para debater os impactos do Sistema Nacional de Educação (SNE) na administração das instituições de ensino básico.

Com o tema “Sistema Nacional de Educação: impactos, governança e sustentabilidade na gestão da Educação Básica”, o encontro ocorre em um momento de mudanças estruturais no setor educacional brasileiro, envolvendo financiamento, qualidade do ensino, gestão escolar e monitoramento de indicadores nacionais.

Sistema Nacional de Educação será tema central

A abertura dos debates ocorrerá no primeiro dia do evento, às 9h30, com a participação de Heleno Araújo, integrante da Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), e Paulo Muniz, representante do Fórum Nacional de Educação Básica.

A palestra de abertura abordará o tema “Sistema Nacional de Educação (SNE): um novo ciclo para a educação brasileira — Descubra como o SNE irá impactar amplamente sua escola”.

Segundo Adriano Dias Souza, criador do FinancIEB, as transformações propostas pelo SNE exigirão mudanças de cultura e de comportamento na gestão das cerca de 42 mil escolas particulares de educação básica existentes no país.

“Todo o programa foi desenhado para que o gestor financeiro e administrativo da educação básica possa antever os impactos que terão no seu dia a dia”, destaca Adriano.

Novas exigências para a gestão financeira

De acordo com os organizadores, as diretrizes do Sistema Nacional de Educação devem exigir maior eficiência administrativa, previsibilidade financeira e alinhamento às futuras normas nacionais.

As mudanças podem afetar diretamente o planejamento de receitas, custos e investimentos das instituições, além de ampliar a necessidade de transparência na aplicação dos recursos.

Outro ponto em destaque é a criação da Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (INDE) e do Identificador Nacional Único do Estudante (INDUE), ferramentas que deverão integrar as escolas a um sistema nacional de informações.

Os novos mecanismos permitirão o acompanhamento de indicadores como fluxo escolar, permanência dos estudantes, mobilidade, evasão e trajetória acadêmica, exigindo maior organização e governança dos dados educacionais.

Reforma tributária e inteligência artificial também estarão em pauta

Além dos debates sobre o SNE, a programação do FinancIEB inclui temas relacionados à sustentabilidade financeira das instituições, governança, regulação e os impactos da reforma tributária na educação.

Também serão discutidos:

  • Marketing educacional e retenção de alunos;
  • Cursos técnicos e formação profissional;
  • BNCC da Computação;
  • Inteligência artificial na educação;
  • Inovação e competitividade no setor.

Evento busca fortalecer a gestão da educação básica

O FinancIEB surgiu como um desdobramento do FinancIES, fórum voltado às instituições privadas de ensino superior.

A proposta do encontro é promover atualização profissional, troca de experiências e integração entre gestores financeiros e administrativos da educação básica, setor que apresenta crescimento e consolidação em todo o país.

Serviço

Evento: II Fórum dos Gestores Financeiros da Educação Básica (FinancIEB)

Data: 26 e 27 de agosto de 2026

Local: Colégio Fecap – São Paulo (SP)

Tema central: Sistema Nacional de Educação: impactos, governança e sustentabilidade na gestão da Educação Básica

Público-alvo: Gestores financeiros e administrativos da educação básica.

SIMFOP 2026 encerra programação nesta quinta-feira com debates sobre IA e formação docente

0

FOTO Divulgação, Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O XII Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional sobre Formação de Professores (SIMFOP 2026) chega ao último dia de atividades nesta quinta-feira (25), em Tubarão. O encerramento do evento reúne debates sobre alfabetização, inclusão, pesquisa, inteligência artificial e os desafios contemporâneos da formação docente.

Após vários dias de programação científica, o simpósio reforça seu papel como espaço de intercâmbio acadêmico e reflexão sobre a educação básica e superior.

Programação da manhã terá transmissão on-line

As atividades do período matutino serão realizadas com transmissão síncrona, permitindo a participação de pesquisadores, estudantes e professores de diferentes regiões.

Às 8h, a programação começa com duas atividades simultâneas:

  • Palestra “Alfabetização na pedagogia histórico-crítica: teoria e práxis”, transmitida pelo Teams.
  • Mesa-redonda “Um envolvimento com o mundo como horizonte didático-pedagógico radicalmente democrático”, com transmissão pelo YouTube.

Na sequência, das 9h30 às 10h, será realizada a palestra “Análise de Dados Qualitativos com a IA como Co-Pesquisadora”, também transmitida via Teams.

Às 10h30, o público acompanha a mesa-redonda “Formação de Professores/Pesquisadores por meio das cartas pedagógicas”, com transmissão pelo YouTube.

Encerrando as atividades da manhã, das 11h20 às 12h, ocorre a mesa do Grupo de Trabalho 05, com o tema “Ensino Desenvolvimental e formação do pensamento teórico: sínteses, contradições e perspectivas”, com transmissão simultânea pelo Teams e pelo YouTube.

Debates presenciais acontecem na UniSul

No período da tarde, a programação passa a ser presencial no campus da UniSul, em Tubarão, no auditório do Bloco Pedagógico.

Às 14h, ocorre a mesa-redonda “Projetos antidemocráticos na educação: isso não é uma cortina de fumaça”, promovendo reflexões sobre os desafios contemporâneos do ambiente educacional.

Na sequência, das 16h às 18h, será realizada a discussão “Educação, Pesquisa e Trajetórias Singulares: inclusão e acesso de estudantes com autismo a partir dos dados do Censo”, abordando indicadores e dados relacionados à inclusão educacional.

Inteligência artificial encerra o simpósio

Após um momento de integração entre os participantes durante o café de encerramento, previsto para as 18h, a programação oficial será concluída com a conferência final do evento.

Das 19h às 22h, o auditório do Bloco Pedagógico recebe a palestra “Formação e Inteligência Artificial: repercussões e inquietações”, tema que encerra o SIMFOP 2026.

A discussão propõe reflexões sobre os impactos das novas tecnologias e da inteligência artificial na formação de professores e no futuro da educação.

Evento reforça cooperação acadêmica

Ao longo de sua programação, o SIMFOP reuniu pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais da educação em debates voltados à produção científica, à formação docente e às transformações que impactam o ensino contemporâneo.

O encerramento reafirma o papel do simpósio como espaço de cooperação acadêmica e reflexão crítica sobre os rumos da educação no Brasil e no exterior.

Serviço

Evento: XII Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional sobre Formação de Professores (SIMFOP 2026)

Data: Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Local das atividades presenciais: Auditório do Bloco Pedagógico da UniSul, em Tubarão

Horário da conferência de encerramento: 19h às 22h

Tema da conferência: Formação e Inteligência Artificial: repercussões e inquietações

IMAGENS NECESSÁRIAS:

  • Auditório do Bloco Pedagógico da UniSul.
  • Participantes do SIMFOP durante palestras.
  • Mesa-redonda do evento.
  • Imagens relacionadas à educação e inteligência artificial.
  • Público participante do simpósio.

Polícia Militar registra 125 ocorrências em 24 horas no Sul de Santa Catarina

0

FOTO PMSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A Polícia Militar atendeu 125 ocorrências entre as 7h de quarta-feira (24) e as 7h desta quinta-feira (25) no Sul de Santa Catarina. Entre os atendimentos considerados relevantes, destacam-se duas prisões por cumprimento de mandado judicial e uma ocorrência de tráfico de drogas em Tubarão.

As ações ocorreram nos municípios de Laguna, Tubarão e Capivari de Baixo.

Homem é preso por mandado de furto em Laguna

Por volta das 11h50 de quarta-feira, policiais militares localizaram um homem de 36 anos no bairro Mar Grosso, em Laguna, que possuía mandado de prisão ativo pelo crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal.

Após receber informações sobre a localização do suspeito, a guarnição realizou a abordagem e confirmou a existência da ordem judicial. O homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Suspeito é preso por tráfico de drogas em Tubarão

Às 17h, durante ações de combate ao tráfico de drogas no bairro Fábio Silva, em Tubarão, a Polícia Militar abordou um homem de 25 anos em atitude considerada suspeita.

Segundo a corporação, ao perceber a aproximação das viaturas, o suspeito tentou se desfazer de uma embalagem contendo substância semelhante à cocaína e demonstrou intenção de fugir.

Durante a revista pessoal, os policiais encontraram porções da droga já fracionadas para comercialização, além de dinheiro em espécie, um aparelho celular e um rádio comunicador.

O homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

Mandado por estupro é cumprido em Capivari de Baixo

Também na tarde de quarta-feira, às 17h15, a Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão no bairro Três de Maio, em Capivari de Baixo.

A ação ocorreu após informações repassadas pela Agência de Inteligência do município, que indicavam a localização de um homem de 45 anos com mandado de prisão ativo pelo crime de estupro, previsto no artigo 213 do Código Penal.

Após a abordagem e a confirmação da ordem judicial, o suspeito foi informado sobre seus direitos e encaminhado ao sistema prisional.

Polícia Militar reforça ações de segurança

As ocorrências fazem parte das ações de policiamento ostensivo e de repressão à criminalidade realizadas diariamente pela Polícia Militar na região.

Conforme o balanço operacional, 125 ocorrências foram atendidas no período de 24 horas entre quarta e quinta-feira.

Serviço

Período do relatório: 24/06/2026 às 7h até 25/06/2026 às 7h

Total de ocorrências atendidas: 125

Ocorrências relevantes: 03

  • Cumprimento de mandado de prisão em Laguna.
  • Tráfico de drogas em Tubarão.
  • Cumprimento de mandado de prisão em Capivari de Baixo.

POLÍCIA MILITAR: PRESERVAR A ORDEM, PROTEGER A VIDA.

Incêndio destrói residência de madeira no bairro Capão, em Garopaba

0

FOTO CBMSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

Um incêndio destruiu uma residência de madeira na noite de quarta-feira (24), no bairro Capão, em Garopaba. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 22h09 para atender a ocorrência em uma edificação residencial multifamiliar. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

O atendimento foi realizado pelas equipes do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com atuação das viaturas ABTR-50 e ASU-546, do quartel de Garopaba.

Terreno íngreme dificultou o combate às chamas

Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram a residência em fase de desenvolvimento completo do incêndio. O imóvel, construído em madeira, estava localizado em um terreno de difícil acesso, situado em uma área de morro com grande desnível.

As condições do terreno dificultaram a aproximação da viatura de combate e as operações de extinção das chamas. Segundo os bombeiros, a residência encontrava-se suspensa em relação ao nível do terreno e apresentava comprometimento estrutural no piso, o que impedia a atuação segura das equipes pelo interior do imóvel.

Dez mil litros de água foram utilizados

Para controlar o incêndio, as equipes utilizaram aproximadamente 10 mil litros de água. A operação contou com o apoio da viatura AT-61, de Imbituba, responsável pelo abastecimento durante a ocorrência.

O combate às chamas e o trabalho de rescaldo duraram cerca de duas horas, até a completa extinção do incêndio.

Possível causa será investigada

De acordo com relato do proprietário aos bombeiros, o fogo teria começado no quadro de disjuntores da residência enquanto o chuveiro estava sendo utilizado.

A causa do incêndio ainda será apurada por meio de perícia técnica. O proprietário foi orientado a preservar o local e realizar a manutenção da área para os procedimentos de investigação.

Serviço

  • Ocorrência: Incêndio em residência multifamiliar.
  • Data: 24 de junho de 2026.
  • Horário: 22h09.
  • Local: Bairro Capão, Garopaba.
  • Viaturas: ABTR-50, ASU-546 e apoio da AT-61.
  • Vítimas: Nenhuma.
  • Água utilizada: Aproximadamente 10 mil litros.