segunda-feira, 22 junho , 2026
Início Site

Nadador de Tubarão é convocado para a Seleção Brasileira Universitária

0

O nadador tubaronense Rafael Carvalho foi convocado para integrar a Seleção Brasileira Universitária que representará o país na IV FISU America Games, competição que será realizada no Peru.

Atleta da Associação Tubaronense de Natação (ATN), Rafael conta com apoio da Prefeitura de Tubarão e da Fundação Municipal de Esporte por meio do Programa Bolsa Atleta.

Representação brasileira em competição internacional

Na competição continental universitária, Rafael Carvalho disputará as provas de 50 metros peito, 100 metros peito e 200 metros peito.

Apoio ao esporte local

O atleta integra a equipe da Associação Tubaronense de Natação, entidade que desenvolve o trabalho de formação e alto rendimento no município.

 

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2026 termina nesta segunda-feira

0

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até as 23h59 desta segunda-feira (22) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição e garantir a participação nas provas. O valor é de R$ 85.

A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) pode ser acessada na Página do Participante, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para entrar no sistema, é necessário utilizar a conta Gov.br.

Formas de pagamento aceitas

De acordo com o Inep, a taxa pode ser paga por diferentes meios, oferecendo mais praticidade aos candidatos.

Entre as opções disponíveis estão:

  • Pix;
  • Cartão de crédito;
  • Débito em conta corrente;
  • Débito em conta poupança;
  • Pagamento em bancos;
  • Casas lotéricas;
  • Aplicativos bancários.

O instituto alerta que não serão aceitos pagamentos realizados por depósito em caixa eletrônico, transferência bancária, depósito em conta corrente, via postal ou ordem de pagamento.

Valor não será devolvido

O Inep informa que o valor pago não será devolvido em caso de pagamento em duplicidade ou em quantia diferente da estabelecida no edital.

Também não haverá reembolso da taxa de inscrição, exceto se ocorrer o cancelamento oficial da edição do exame.

Além disso, o edital proíbe a transferência do valor pago para outro participante.

Quem tem direito à gratuidade

Alguns grupos de participantes foram contemplados com a isenção da taxa e, por isso, não precisam emitir a GRU para pagamento.

Têm direito à gratuidade:

  • Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2026;
  • Alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Participantes que pretendem utilizar o resultado para certificação do ensino médio e possuem cadastro no CadÚnico.

Confira o cronograma atualizado do Enem 2026

Após a ampliação do prazo para pagamento da taxa, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgaram o calendário atualizado do exame.

Datas importantes

  • Prazo final para pagamento da taxa: 22 de junho;
  • Resultado da solicitação de atendimento especializado: 26 de junho;
  • Período de recurso para atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
  • Resultado dos recursos: 10 de julho;
  • Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Enem é principal porta de entrada para o ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal avaliação educacional do país e serve como forma de acesso a universidades públicas e privadas.

As notas podem ser utilizadas em programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, diversas instituições de ensino superior utilizam o desempenho dos candidatos no exame como critério de seleção.

Argentina enfrenta Áustria em segundo jogo na Copa; confira a programação desta segunda-feira

0

A segunda rodada da Copa do Mundo de 2026 continua nesta segunda-feira (22) com quatro partidas envolvendo seleções dos grupos I e J. O principal destaque do dia é o confronto entre Argentina e Áustria, que marca a segunda apresentação da equipe liderada por Lionel Messi no torneio.

As partidas serão disputadas nos Estados Unidos e no Canadá, com transmissões em TV aberta, canais por assinatura e plataformas digitais.

Argentina busca mais uma vitória

A seleção argentina entra em campo às 14h (horário de Brasília), em Atlanta, para enfrentar a Áustria. O duelo é um dos mais aguardados da rodada e pode encaminhar a classificação da equipe sul-americana para a fase eliminatória.

Messi segue como principal referência técnica da equipe e atrai a atenção dos torcedores em mais uma rodada do Mundial.

Confira os jogos desta segunda-feira (22)

Argentina x Áustria

  • Horário: 14h (de Brasília)
  • Local: Atlanta (EUA)
  • Transmissão: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo, SBT, NSports e CazéTV

França x Iraque

  • Horário: 18h (de Brasília)
  • Local: Los Angeles (EUA)
  • Transmissão: CazéTV

Noruega x Senegal

  • Horário: 21h (de Brasília)
  • Local: Miami (EUA)
  • Transmissão: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo e CazéTV

Jordânia x Argélia

  • Horário: 0h de terça-feira (23), pelo horário de Brasília
  • Local: Vancouver (Canadá)
  • Transmissão: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo e CazéTV

Fundesa garante segurança sanitária e apoio aos produtores em Santa Catarina

0

FOTO SecomGOVSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

Por trás dos indicadores que colocam Santa Catarina entre os estados com melhor status sanitário do país, uma das principais ferramentas de proteção da pecuária é o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa). Executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), em conjunto com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o programa garante indenizações aos produtores que precisam realizar o abate sanitário de animais acometidos por doenças de controle obrigatório.

Além de minimizar os impactos financeiros aos produtores, o Fundesa contribui para a manutenção da sanidade animal, da saúde pública e da credibilidade da produção catarinense nos mercados consumidores.

Fundo garante indenização e continuidade da produção

O Fundesa atende produtores que necessitam realizar o abate sanitário de animais diagnosticados com doenças previstas nos programas oficiais de controle, principalmente brucelose e tuberculose bovina.

As indenizações são calculadas individualmente, considerando o valor de mercado de cada animal. Os recursos são liberados de forma ágil, permitindo a recomposição dos rebanhos e a continuidade das atividades nas propriedades rurais.

“O Fundesa é fundamental para a manutenção do elevado status sanitário de Santa Catarina. Ao mesmo tempo em que fortalece o controle de doenças e protege a saúde pública, garante ao produtor o apoio necessário para recompor sua atividade e continuar produzindo com segurança”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort.

Produtor de Braço do Norte conseguiu retomar atividade

A importância do programa pode ser observada na experiência do produtor Daniel Michels, de Braço do Norte. Há três anos, após a confirmação de tuberculose no rebanho, 52 animais precisaram ser abatidos para garantir a segurança sanitária da propriedade.

Com a indenização recebida por meio do Fundesa e o acompanhamento técnico da Cidasc, a família conseguiu recompor o rebanho e manter a atividade leiteira.

“Se não tivesse esse auxílio, não estaria mais na atividade. Com esse apoio pelos animais que perdi e com os recursos do Fundesa, deu para começar a atividade de novo”, relata o produtor.

Santa Catarina possui os menores índices do país

Os resultados das políticas sanitárias colocam Santa Catarina entre os estados com melhores indicadores do Brasil. O estado apresenta a menor incidência de brucelose bovina do país e está entre os menores índices de tuberculose bovina.

Fundo estadual garante indenizações e fortalece a sanidade animal em Santa Catarina.
FOTO SecomGOVSC Divulgação Notisul

Santa Catarina também possui nota máxima na classificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em relação ao risco dessas doenças.

“A redução da incidência destas duas zoonoses no rebanho catarinense é resultado do trabalho da atual geração de profissionais da Cidasc, somado a conquistas históricas da defesa agropecuária do estado”, destaca a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

Segundo ela, o Fundesa se tornou uma referência nacional, sendo observado por outros estados brasileiros.

Mais de R$ 20 milhões em indenizações em 2025

Somente em 2025, o Fundesa indenizou 4.865 animais, totalizando cerca de R$ 20 milhões em recursos destinados aos produtores rurais.

Atualmente, Santa Catarina possui mais de 3 mil propriedades certificadas pela Cidasc como livres de brucelose e tuberculose, fortalecendo a credibilidade da pecuária catarinense.

A diretora de Qualidade e Defesa Agropecuária da Cidasc, Daniela Carneiro do Carmo, destaca que a indenização permite a adoção rápida das medidas sanitárias.

“Todo foco de brucelose e tuberculose identificado passa por saneamento obrigatório e, nesse momento, o Fundesa é fundamental para dar suporte ao produtor”, explica.

Orientação aos produtores

Produtores rurais que identificarem suspeitas ou confirmações de doenças de notificação obrigatória devem comunicar imediatamente a Cidasc. Após o registro, os técnicos orientam sobre os procedimentos sanitários, a documentação necessária e a abertura do processo de indenização.

Não é o Vini. Não é o Raphinha. Não é o Endrick. É o time.

COLUNISTAS | AOS 45 | KARINE MENDES

Notisul | 20 de junho de 2026

Deixa eu te fazer uma pergunta rápida.

Ontem à noite, o Brasil venceu o Haiti por 3 a 0 na Copa do Mundo. Quem fez os gols?

Se você respondeu Vinicius Júnior, errou.

Se você respondeu Raphinha, errou. Ele saiu lesionado ainda no primeiro tempo.

Se você respondeu Endrick, errou também. Ele marcou, mas o gol foi anulado por impedimento.

Quem fez dois gols foi Matheus Cunha. O terceiro foi construído por Paquetá, que roubou a bola no campo defensivo, combinou com Vini Jr, que lançou Cunha em velocidade, e o camisa 9 finalizou.

Um gol de Matheus Cunha. Com assistência de Vinícius Júnior. Após roubada de Lucas Paquetá.

Três jogadores em um gol.

E mesmo assim, o debate depois da partida foi sobre Vini ter sido bem ou mal. Sobre Raphinha ter saído. Sobre Endrick ter gol anulado.

A gente ainda não aprendeu a ver time.

O problema não é o jogador. É o olhar.

Esse padrão vem de longe e ele nos prejudica mais do que a gente percebe.

Quando o Brasil vai bem, a gente elege um herói. Quando vai mal, a gente elege um culpado. Sempre um nome só.

Vini não jogou bem? A Seleção está perdida.

Raphinha errou? O time inteiro falhou.

Endrick não entrou? Ancelotti não sabe nada.

Mas o futebol não funciona assim. Nunca funcionou.

2002. O time que a gente esqueceu de lembrar.

Todo mundo lembra de Ronaldo em 2002. Os dois gols na final contra a Alemanha. O sorriso. A volta por cima.

Mas quem se lembra do resto?

Kleberson, o volante do Athletico-PR, foi titular absoluto e um dos melhores da Copa.

Gilberto Silva blindou a zaga durante o torneio inteiro. Marcos pegou pênalti na semifinal contra a Inglaterra. Roberto Carlos subia e descia a lateral com uma energia que não se mede. Cafu foi eleito o melhor lateral do torneio.

Sete jogadores diferentes marcaram gols naquela Copa.

Ronaldo fez 8. Rivaldo fez 5. Ronaldinho fez 2. E mais quatro nomes diferentes completaram a lista.

Não era um time com um craque. Era um time com vinte e três jogadores que sabiam exatamente o papel de cada um.

Luiz Felipe Scolari não tinha titular absoluto. Tinha sistema. Tinha coletivo. Tinha confiança distribuída.

E quando você distribui a responsabilidade, ninguém afunda sozinho.

E ninguém precisa carregar o mundo nas costas.

O que os dados do Haiti dizem que ninguém falou

Na estreia contra o Marrocos, o Brasil completou 449 de 514 passes. Precisão de 87%.

Gabriel Magalhães e Marquinhos venceram 75% das disputas aéreas. Douglas Santos liderou em recuperações de bola com sete desarmes e ainda criou um passe-chave.

Não é glamouroso. Não dá manchete.

Mas é o que constrói vitória.

Contra o Haiti, Paquetá roubou a bola no campo defensivo e deu início ao lance que virou gol. Não é função de Paquetá roubar bola. Mas foi o que o time precisava naquele momento, e ele fez.

Ancelotti escalou Matheus Cunha no lugar de Igor Thiago. Todo mundo achou estranho. Cunha fez dois gols.

O técnico mais campeão da história da Champions League sabia o que estava fazendo.

A gente que não sabia.

Por que a gente insiste em reduzir?

Pensa em qualquer empresa que funciona de verdade.

Não é o CEO que atende o cliente. Não é o diretor que resolve o problema técnico. Não é o nome na porta que faz o produto ser bom.

É o time inteiro fazendo o que precisa ser feito no momento certo.

O futebol é exatamente igual.

O gol sai porque o lateral ganhou a corrida e cruzou. Porque o volante pressionou o adversário errado. Porque o centroavante fez o movimento na hora certa. Porque o meia encontrou o espaço que estava ali faz três jogadas.

O gol tem um nome. O gol tem dez autores.

E quando a gente para de enxergar isso, a gente para de entender futebol de verdade.

A Seleção que precisa ser julgada como time

Esse Brasil de 2026 tem Vinícius Júnior no auge, sim.

Tem Raphinha capitão do Barcelona. Tem Bruno Guimarães controlando o meio do Newcastle. Tem Gabriel Magalhães liderando a zaga do Arsenal. Tem Alisson entre os dois melhores goleiros do mundo.

Tem profundidade real no banco. Matheus Cunha. Rayan. Luiz Henrique. Andrey Santos.

Tem um técnico que sabe gerir ego, distribuir minutagem e criar ambiente de confiança.

Vini pode ter um jogo ruim. Raphinha pode se machucar. Endrick pode ter o gol anulado.

E o Brasil pode ganhar assim mesmo.

Ganhou ontem.

Porque quando um nome falha, outro aparece.

É assim que time funciona.

O que a gente precisa aprender antes das oitavas

Não existe Copa ganha por um jogador.

Nenhuma.

Messi precisou de Di María na final de 2022. Ronaldo em 2002 precisou de Gilberto Silva por trás e de Rivaldo ao lado. Pelé em 1970 precisou de Gerson e Tostão compondo com ele.

O que separa os campeões não é ter o melhor jogador do mundo.

É ter o melhor time do mundo jogando como time.

Então para de esperar que o Vini salve. Para de decretar que o Raphinha afunda. Para de cobrar do Endrick o que é responsabilidade de vinte e seis.

Torce pro Brasil.

Não pro camisa 11. Não pro camisa 7. Não pro camisa 9.

Pro Brasil.

Que é todo mundo junto.

Inclusive o Matheus Cunha, que ontem fez dois gols enquanto a torcida cobrava quem não estava em campo.

Por Karine Mendes | Coluna Aos 45 | Notisul | 20 de junho de 2026

Tubarão promove ação de conscientização sobre doação de sangue nesta quarta-feira

0

FOTO Pixabay/PMT  Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

A Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira (24) uma ação de conscientização sobre a importância da doação de sangue. A atividade acontece das 9 às 12 horas, em frente à sede da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hemocentro Regional de Criciúma (Hemosc).

A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a necessidade permanente de doadores, contribuindo para a manutenção dos estoques de sangue e garantindo o atendimento de pacientes que dependem de transfusões e outros procedimentos médicos.

Ação contará com estrutura do Hemosc

Durante a mobilização, o Hemosc disponibilizará um veículo institucional plotado e uma tenda para recepção e orientação dos participantes.

O mascote Hemosquinho também participará das atividades, auxiliando na conscientização do público e reforçando a importância da doação de sangue.

Materiais informativos serão distribuídos

Além da estrutura montada em frente à Secretaria de Saúde, materiais informativos serão entregues nas recepções das unidades de atendimento e na entrada principal da Policlínica.

A ação também contará com a participação de profissionais da equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, incluindo fisioterapeutas, educadores físicos e farmacêuticos.

Doação de sangue salva vidas

A Secretaria de Saúde reforça que a doação de sangue é fundamental para o atendimento de pacientes em tratamentos, cirurgias, emergências e outras situações que exigem transfusões.

A manutenção dos estoques depende da participação contínua da população, especialmente em períodos de maior demanda.

Serviço

O quê: Ação de conscientização sobre doação de sangue

Quando: Quarta-feira, 24 de junho

Horário: Das 9 às 12 horas

Onde: Em frente à Secretaria de Saúde de Tubarão

Parceria: Hemosc de Criciúma e Secretaria de Saúde de Tubarão

PM registra tráfico de drogas, veículo recuperado e ocorrência por porte de entorpecentes na região

0

IMAGEM PMSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Polícia Militar atendeu 135 ocorrências entre as 7h de sábado (21) e as 7h deste domingo (22) na região Sul de Santa Catarina. Deste total, três casos foram considerados de maior relevância, envolvendo recuperação de veículo furtado em Jaguaruna, prisão por tráfico de drogas em Tubarão e apreensão de entorpecentes em Imbituba.

Veículo furtado é recuperado em Jaguaruna

Uma ocorrência de veículo suspeito mobilizou a Polícia Militar na localidade de Torneiro, em Jaguaruna, na tarde de sábado.

Segundo a PM, o automóvel estava abandonado havia cerca de dois dias em uma área de difícil acesso, nas proximidades da praia. Após rondas e buscas no local, os policiais localizaram o veículo e constataram que ele possuía registro de furto ocorrido no município.

Um boletim de ocorrência foi confeccionado para os encaminhamentos legais e posterior devolução do veículo ao proprietário.

Homem é preso por tráfico de drogas em Tubarão

Por volta das 20h45, durante rondas no bairro Passagem, em Tubarão, policiais militares observaram um homem em atitude suspeita repassando um objeto para outra pessoa.

Na abordagem, os policiais encontraram 25 pedras de crack, totalizando 8,7 gramas, embaladas e prontas para comercialização. Também foram apreendidos R$ 171 em dinheiro.

O suspeito, de 29 anos, recebeu voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, para os procedimentos de flagrante.

Homem assina termo por porte de drogas em Imbituba

Já na noite de sábado, por volta das 23h30, a Polícia Militar abordou um veículo na localidade de Ibiraquera, em Imbituba.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que os ocupantes faziam uso de entorpecentes no interior do automóvel. Com um homem de 29 anos foram localizados um cigarro de maconha em uso e uma porção de substância semelhante à cocaína.

O envolvido informou que os entorpecentes eram destinados ao consumo pessoal. Foram apreendidos 0,59 grama de maconha e 0,63 grama de cocaína.

A Polícia Militar lavrou um Termo Circunstanciado por posse ou porte de drogas para uso pessoal. Após os procedimentos legais, o homem foi orientado e liberado.

Balanço das ocorrências

Entre a manhã de sábado e a manhã de domingo, a Polícia Militar registrou 135 atendimentos na região, sendo três ocorrências consideradas relevantes pelas autoridades.

Chuva marca a previsão do tempo no Sul de SC nesta segunda-feira

0

IMAGEM IA Notisul

A segunda-feira (22) será de tempo instável e chuva em cidades do Sul de Santa Catarina. Criciúma, Tubarão, Laguna, Imbituba e Braço do Norte registram alta probabilidade de precipitação ao longo do dia, com temperaturas baixas e índices de radiação ultravioleta considerados baixos.

As máximas variam entre 18°C e 21°C, enquanto as mínimas ficam entre 9°C e 14°C. Durante a noite, a tendência é de redução da chuva em algumas cidades, mas o céu permanece nublado ou parcialmente encoberto.

Criciúma terá chuva durante o dia

Em Criciúma, a previsão indica 86% de chance de chuva ao longo do dia. Durante a noite, o céu permanece predominantemente nublado.

  • Máxima: 18°C
  • Mínima: 9°C
  • Índice UV: 1 (baixo)

Tubarão registra máxima de 21°C

Em Tubarão, a probabilidade de chuva chega a 81%. O tempo tende a ficar parcialmente nublado durante a noite.

  • Máxima: 21°C
  • Mínima: 10°C
  • Índice UV: 1 (baixo)

Laguna terá chuva forte

A previsão para Laguna aponta chuva forte ao longo desta segunda-feira, com 82% de chance de precipitação. À noite, o céu deve permanecer parcialmente nublado.

  • Máxima: 18°C
  • Mínima: 14°C
  • Índice UV: 1 (baixo)

Imbituba segue com tempo instável

Em Imbituba, a chuva também deve marcar presença durante o dia. A probabilidade de precipitação é de 77%, com tempo nublado à noite.

  • Máxima: 19°C
  • Mínima: 13°C
  • Índice UV: 1 (baixo)

Braço do Norte terá chuva intensa

Braço do Norte registra previsão de chuva pesada ao longo do dia, com 80% de chance de precipitação. O céu permanece nublado durante a noite.

  • Máxima: 21°C
  • Mínima: 9°C
  • Índice UV: 1 (baixo)

Recomendações para o dia

As condições climáticas exigem atenção dos motoristas devido às pistas molhadas e à redução da visibilidade em alguns momentos. Também é recomendável o uso de roupas adequadas para o frio e guarda-chuva ao sair de casa.

Horóscopo 22/06: Lua Crescente em Libra influencia os signos nesta segunda-feira

0

IMAGEM IA Notisul

A segunda-feira (22) começa sob a influência da Lua Crescente em Libra, combinação astrológica que favorece a diplomacia, os relacionamentos e a busca por equilíbrio. O período também estimula acordos, conversas importantes e a revisão de planos pessoais.

A energia libriana convida as pessoas a analisarem diferentes pontos de vista antes de tomar decisões. Como a Lua está na fase Crescente, o momento também favorece o desenvolvimento de projetos e o fortalecimento de vínculos.

Confira a previsão para os signos

♈ Áries (21/03 – 19/04)

A Lua em Libra ativa diretamente o seu setor de parcerias. O dia pede diplomacia, especialmente em relacionamentos afetivos e profissionais. É um bom momento para resolver mal-entendidos e buscar acordos. Evite impor sua vontade e aposte na cooperação.

♉ Touro (20/04 – 20/05)

A atenção se volta para a rotina e o bem-estar. A energia favorece a organização do ambiente de trabalho e a busca por mais equilíbrio no dia a dia. Delegar tarefas pode ajudar a reduzir o estresse e evitar a sobrecarga.

♊ Gêmeos (21/05 – 20/06)

Criatividade, romance e expressão pessoal ganham destaque. O dia favorece apresentações, conversas e atividades que permitam mostrar ideias e talentos. O desafio será manter o foco diante de tantas possibilidades.

♋ Câncer (21/06 – 22/07)

Com o Sol em seu signo, o momento pede atenção ao lar e à família. A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e responsabilidades externas pode se tornar mais evidente. O diálogo ajuda a resolver pendências familiares.

♌ Leão (23/07 – 22/08)

A comunicação ganha força nesta segunda-feira. Conversas importantes, negociações e contatos podem trazer resultados positivos. Ouvir os outros com atenção será tão importante quanto expressar as próprias ideias.

♍ Virgem (23/08 – 22/09)

As finanças e os valores pessoais entram em evidência. O período é favorável para analisar gastos, negociar contratos e avaliar novas fontes de renda. A recomendação é agir com cautela e planejamento.

♎ Libra (23/09 – 22/10)

A Lua está em seu signo e fortalece características como diplomacia, equilíbrio e senso de justiça. O dia favorece projetos pessoais, cuidados com a imagem e iniciativas que dependam de visibilidade.

♏ Escorpião (23/10 – 21/11)

A energia do dia pede recolhimento e reflexão. Antes de tomar decisões importantes, vale observar melhor o cenário e agir com estratégia. O cuidado com a saúde mental também merece atenção.

♐ Sagitário (22/11 – 21/12)

Amizades, grupos e projetos futuros ganham destaque. Trabalhos em equipe e conexões com pessoas que compartilham interesses semelhantes podem trazer bons resultados ao longo do dia.

♑ Capricórnio (22/12 – 19/01)

A carreira e a imagem profissional ficam em evidência. O momento favorece negociações, contatos profissionais e decisões estratégicas. A diplomacia pode ser uma importante aliada no ambiente de trabalho.

♒ Aquário (20/01 – 18/02)

A segunda-feira favorece estudos, viagens e novos conhecimentos. A energia do dia amplia a visão de mundo e incentiva a busca por experiências diferentes, ajudando a renovar ideias e perspectivas.

♓ Peixes (19/02 – 20/03)

Transformações e desapegos marcam o dia. A energia favorece a revisão de hábitos, relacionamentos e questões financeiras. O equilíbrio emocional ajuda a encerrar ciclos e seguir em frente com mais leveza.

Influência da Lua Crescente em Libra

A combinação entre a fase Crescente e o signo de Libra favorece a construção de acordos, a resolução de conflitos e o desenvolvimento de projetos que dependem da colaboração entre pessoas. O período também estimula o diálogo, a empatia e a busca por relações mais equilibradas.

Lauro Müller quer ser reconhecida como destino turístico e aposta na Serra do Rio do Rastro para atrair visitantes do Brasil inteiro

0
FOTO UNITVSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 5 minutos

Município tem cerca de 1.300 leitos e estima que 2 mil pessoas já vivem do turismo; secretário fala sobre transição econômica e desafios da qualificação.

Lauro Müller vive uma transformação econômica. Conhecida durante décadas pela atividade carbonífera, a cidade do Sul catarinense busca consolidar o turismo como principal motor de desenvolvimento. O maior cartão-postal é a Serra do Rio do Rastro, considerada uma das estradas mais bonitas do país e que está integralmente dentro do território do município.

Apesar disso, muitos visitantes ainda associam a serra a cidades vizinhas. Para o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Urbanismo, Ranieri Godinho, essa situação deixou de ser um problema.

“Enquanto eles estão falando, divulgando a Serra do Rio do Rastro, o pessoal está vindo para Lauro Müller. Então, isso acabou também difundindo muito o turismo aqui na nossa cidade”,

afirma.

O objetivo da administração municipal é fazer com que Lauro Müller seja reconhecida não apenas como ponto de passagem, mas como destino turístico.

turismo em Lauro Müller
FOTO UNITVSC Divulgação Notisul

Turismo movimenta a economia local

O município possui atualmente cerca de 60 pousadas formalizadas e outras 60 unidades de hospedagem que operam por plataformas digitais, como Airbnb e Booking. Ao todo, a cidade oferece entre 1.200 e 1.300 leitos.

Segundo estimativas da Secretaria de Turismo, aproximadamente 2 mil pessoas, em uma população de cerca de 15 mil habitantes, dependem direta ou indiretamente da atividade turística.

“Claro que o turismo movimenta quase 50 setores da economia. A padaria ganha, o posto de combustíveis, o supermercado. Acaba gerando um grande indutor”,

explica o secretário.

Movimento cresce durante todo o ano

O fluxo de visitantes tem surpreendido o município. De acordo com dados de câmeras de monitoramento da polícia, entre 10 mil e 15 mil veículos passam pela região em finais de semana prolongados.

A sazonalidade do turismo também vem mudando. Se antes a maior procura ocorria no inverno, atualmente o verão também atrai visitantes que buscam temperaturas mais amenas e os atrativos naturais da região serrana.

Esse movimento ajuda a distribuir o fluxo turístico ao longo de todo o ano e beneficia diversos segmentos da economia local.

Qualificação e infraestrutura são desafios

O crescimento do setor também traz desafios. Um deles é a qualificação da mão de obra.

“A mão de obra hoje é muito rotativa. O pessoal tem empreendimentos maiores, restaurantes, hotéis, que até conseguem qualificar uma equipe, mas daqui a pouco estão perdendo para outros”,

reconhece Ranieri.

Segundo ele, a capacitação permanente dos trabalhadores e dos próprios empreendedores é fundamental para sustentar o desenvolvimento do turismo.

A infraestrutura também está entre as prioridades. O município possui entre 700 e 800 quilômetros de estradas rurais, e a pavimentação dos principais acessos ao interior faz parte dos investimentos planejados.

“Leva o turista para restaurantes e pousadas”,

destaca.

Além disso, obras de revitalização das praças e das ruas centrais estão previstas para os próximos anos. O distrito de Guatá também integra os projetos turísticos por preservar construções históricas da mineração e uma locomotiva utilizada na antiga ferrovia entre Lauro Müller e Laguna.

Integração regional amplia potencial turístico

Outra iniciativa em andamento é o projeto Integratur, desenvolvido em parceria com uma universidade local. A proposta é integrar os atrativos da região carbonífera e criar roteiros compartilhados com municípios vizinhos, como Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.

A intenção é permitir que o visitante utilize Lauro Müller como base de hospedagem para conhecer diferentes destinos da Serra Catarinense.

“O turista não conhece fronteira. Ele quer conhecer os atrativos, os melhores atrativos da região”,

resume o secretário.

Enquanto amplia a infraestrutura e busca consolidar sua identidade turística, Lauro Müller aposta em seu principal patrimônio: a natureza.

“A natureza escolheu a gente”,

diz o slogan do município.

Serviço

  • Cerca de 1.300 leitos disponíveis na cidade
  • Aproximadamente 120 meios de hospedagem
  • Entre 10 mil e 15 mil veículos em feriados prolongados
  • Aproximadamente 2 mil pessoas dependem do turismo
  • Projeto Integratur busca integração regional dos roteiros turísticos

turismo em Lauro Müller

Essa reportagem faz parte do Estúdio de Inverno 2026, projeto dos veículos UNITVSC, portais Notisul e UNITV de Tubarão, Litoral Sul, NotíciasSC e Destaque Santa Catarina de Criciúma, e rádios Jovem Pan News de Criciúma, Araranguá e Tubarão.