domingo, 21 junho , 2026
Início Site

Álbum de figurinhas vira febre enquanto Brasil busca vaga na próxima fase da Copa

0
FOTOS Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A participação do Brasil na Copa do Mundo tem mobilizado torcedores dentro e fora dos estádios. Após uma estreia que deixou dúvidas entre os torcedores, a seleção brasileira se recuperou ao vencer o Haiti por 3 a 0 e chega à última rodada da primeira fase com expectativa para o confronto diante da Escócia, marcado para a próxima quarta-feira, dia 24 de junho.

Além da campanha da equipe, outro fenômeno tem tomado conta das famílias: a corrida para completar o álbum oficial da Copa do Mundo. Com os 48 países participantes, jogadores, escudos das seleções, figurinhas especiais e edições brilhantes, a coleção se transformou em um dos assuntos mais comentados entre crianças e adultos.

álbum de figurinhas Copa do Mundo
FOTO Notisul

Brasil busca encerrar a primeira fase em alta

A seleção brasileira ainda busca convencer totalmente os torcedores. Na estreia, o desempenho gerou questionamentos, principalmente pelo rendimento coletivo da equipe. No entanto, a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti trouxe mais tranquilidade ao grupo e renovou a confiança para a sequência da competição.

Agora, a expectativa se concentra no duelo contra a Escócia, que fecha a participação brasileira na primeira fase da Copa. O resultado poderá definir a posição da equipe na tabela e o caminho nas etapas eliminatórias.

Os torcedores acompanham cada detalhe da campanha, analisando atuações individuais e projetando os possíveis adversários nas próximas fases do torneio.

Copa reúne 48 seleções e amplia interesse dos torcedores

álbum de figurinhas Copa do Mundo
FOTO Notisul

A atual edição da Copa do Mundo reúne 48 seleções, ampliando o número de países participantes e oferecendo aos torcedores contato com diferentes culturas, jogadores e estilos de jogo.

Essa diversidade também se reflete no álbum oficial do torneio. As páginas apresentam os elencos completos, os emblemas das seleções, os estádios e as tradicionais figurinhas especiais, que se tornaram objeto de desejo dos colecionadores.

As figurinhas brilhantes, os cromos promocionais e as edições especiais, incluindo as distribuídas por patrocinadores como a Coca-Cola, estão entre as mais procuradas.

Troca de figurinhas une gerações

álbum de figurinhas Copa do Mundo
FOTO Notisul

O tradicional “troca-troca” voltou a ganhar força em shoppings, escolas, praças, condomínios e encontros de famílias. Meninos e meninas se reúnem para negociar as figurinhas repetidas, enquanto pais, tios, avós e outros adultos também participam da brincadeira.

Em muitos casos, antigos colecionadores voltaram a adquirir os álbuns para compartilhar a experiência com os filhos e netos. O hábito de abrir pacotes, organizar as páginas e procurar as peças faltantes acabou se tornando um momento de convivência entre diferentes gerações.

A febre das figurinhas também impulsiona grupos de troca nas redes sociais e encontros presenciais organizados em diversos municípios.

Mais do que futebol

A combinação entre a campanha da seleção brasileira e o álbum oficial da Copa reforça a capacidade do futebol de mobilizar pessoas de diferentes idades.

Enquanto o Brasil busca fechar a primeira fase com uma vitória diante da Escócia, milhares de torcedores seguem em busca das últimas figurinhas para completar a coleção. Para muitos, a Copa não se limita aos 90 minutos em campo, mas também às memórias construídas em família em torno do esporte.

IMAS assume HNSC e traz cirurgia robótica inédita para o Sul de Santa Catarina

0
FOTOS IMAS Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 5 minutos

Conforme antecipado por Haroldo Silva, o Dura, no Notisul, no dia 28 de abril deste ano, com exclusividade, o HNSC terá um moderno robô com capacidade para até 90 procedimentos mensais. A tecnologia permitirá cirurgias pouco invasivas e poderá conectar Tubarão a especialistas de todo o mundo.

A saúde do Sul de Santa Catarina está prestes a viver uma das maiores transformações de sua história. O Instituto Maria Schmitt (IMAS), que assume oficialmente a gestão do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, a partir de 1º de julho, anunciou a implantação do serviço de cirurgia robótica na instituição.

A iniciativa coloca Tubarão entre as cidades brasileiras que oferecem procedimentos cirúrgicos assistidos por robôs, tecnologia considerada referência mundial por proporcionar maior precisão, segurança e recuperação mais rápida aos pacientes.

Além de representar um avanço para o hospital, o investimento reforça o protagonismo do Sul catarinense na área da saúde e amplia o acesso regional a procedimentos de alta complexidade.

Cirurgia robótica chega ao HNSCcirurgia robótica em Tubarão

O sistema permitirá a realização de procedimentos minimamente invasivos em diversas especialidades médicas, incluindo urologia, oncologia, cirurgia geral, aparelho digestivo, cirurgia torácica, cirurgia cardíaca e procedimentos pediátricos.

Entre os principais benefícios da tecnologia estão:

  • Maior precisão cirúrgica;
  • Menor trauma aos tecidos;
  • Redução do risco de complicações;
  • Menor perda sanguínea;
  • Recuperação mais rápida;
  • Redução do tempo de internação.

A expectativa é que o equipamento realize cerca de 90 procedimentos por mês.

Tecnologia atenderá SUS, convênios e pacientes particulares

Segundo o IMAS, a nova estrutura atenderá pacientes de convênios, particulares e também ampliará as possibilidades de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é fortalecer o papel assistencial e filantrópico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, ampliando o acesso da população regional a tratamentos de alta tecnologia.

Para o médico e superintendente do IMAS, Dr. Robson Schmitt, a implantação representa um marco para a medicina catarinense.

“Instalar um serviço de cirurgia robótica no Hospital Nossa Senhora da Conceição é a realização de um sonho e um grande passo para a saúde do Sul de Santa Catarina. Estamos trazendo para um hospital filantrópico uma tecnologia que hoje está presente nos maiores centros de saúde do Brasil e do mundo”, afirma.

Primeiro equipamento preparado para telecirurgias em Santa Catarina

Outro diferencial anunciado pelo instituto é que o equipamento adquirido será o primeiro de Santa Catarina preparado para a realização de telecirurgias.

A tecnologia permitirá que especialistas localizados em diferentes regiões do Brasil e do mundo possam participar de procedimentos realizados em Tubarão, ampliando o intercâmbio de conhecimento e a colaboração médica.

Segundo Dr. Robson Schmitt, a inovação abre novas perspectivas para a medicina regional.

“No futuro, poderemos conectar Tubarão aos maiores especialistas do mundo, criando oportunidades inéditas para a medicina catarinense.”

Nova gestão inicia processo de modernização

Mesmo antes de assumir oficialmente a administração do hospital, o IMAS já iniciou ações voltadas à modernização da estrutura, ampliação da capacidade assistencial e incorporação de novas tecnologias.

O grupo é atualmente o maior gestor hospitalar de Santa Catarina e administra diversas unidades de saúde no estado.

A chegada da cirurgia robótica é considerada um dos primeiros grandes investimentos da nova gestão e simboliza a estratégia de posicionar o HNSC entre os principais hospitais catarinenses.

Tubarão ganha protagonismo na saúde

A implantação do serviço evita que muitos pacientes precisem buscar atendimento em grandes centros urbanos, permitindo que tratamentos de alta complexidade sejam realizados mais próximos de casa.

Para a população da Amurel e de outras regiões do estado, a novidade representa mais conforto, redução de deslocamentos e acesso a tecnologias até então restritas a grandes hospitais brasileiros.

Segundo o superintendente do IMAS, o investimento demonstra a confiança da instituição no potencial do hospital.

“Este é o nosso cartão de visitas. É uma demonstração clara de que acreditamos no potencial do Hospital Nossa Senhora da Conceição e no protagonismo que ele merece ocupar. A chegada da cirurgia robótica é um presente para Tubarão, para a Amurel e para toda a população catarinense.”

Um novo capítulo para o HNSC

A chegada da cirurgia robótica inaugura uma nova etapa na história do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Com a combinação entre inovação tecnológica, ampliação da assistência e fortalecimento da estrutura hospitalar, a expectativa é de que o HNSC se consolide como uma referência em alta complexidade no Sul de Santa Catarina.

A nova gestão do IMAS começa oficialmente no dia 1º de julho, marcando o início de um ciclo de investimentos e modernização que promete impactar diretamente a saúde regional.

SERVIÇO

Nova gestora: Instituto Maria Schmitt (IMAS)

Início da gestão: 1º de julho

Hospital: Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)

Cidade: Tubarão

Novo serviço: Cirurgia robótica

Capacidade estimada: Até 90 procedimentos por mês

Especialidades atendidas: Urologia, oncologia, cirurgia geral, digestiva, torácica, cardíaca e pediátrica

Arquitetura catarinense conquista 10 prêmios na Exposuper 2026 e reforça SC como polo de design para o varejo

0
FOTO Plantão Assessoria Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A arquitetura catarinense voltou a ganhar destaque nacional durante a Exposuper 2026. O escritório Juliana Loffi Arquitetura, sediado em Santa Catarina, conquistou dez troféus do Prêmio POPAI Brasil por projetos desenvolvidos para quatro clientes participantes da feira supermercadista.

Baly Brasil, JCW Alimentos, Zavaski e Ana Júlia Alimentos receberam premiações em categorias ligadas à comunicação visual, experiência de marca e design de estandes. O resultado faz com que o escritório ultrapasse a marca de 50 títulos nacionais conquistados ao longo de sua trajetória.

Clientes conquistaram reconhecimento nacional

Os projetos apresentados na Exposuper renderam distinções em categorias como Melhor Comunicação Visual, Melhor Conceito de Estande, Visual Merchandising e Live Experience.

Os quatro clientes representados pelo escritório foram premiados durante a edição de 2026 da principal premiação brasileira dedicada ao varejo e à comunicação no ponto de venda.

O desempenho reforça a presença de empresas catarinenses e de profissionais do estado em eventos nacionais voltados ao setor supermercadista e ao design comercial.

Arquitetura como estratégia de negócios

Com atuação em projetos comerciais, corporativos e de feiras em todo o país, o escritório catarinense desenvolve trabalhos voltados à experiência do consumidor e ao fortalecimento das marcas.

Segundo a arquiteta Juliana Loffi, o reconhecimento obtido na Exposuper demonstra o papel estratégico da arquitetura no ambiente de negócios.

“Mais do que projetar espaços, buscamos criar narrativas que conectem pessoas, produtos e marcas. Ver todos os nossos clientes premiados em uma única edição da feira demonstra que a arquitetura pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação e geração de valor para os negócios”, afirma.

Santa Catarina se destaca no design para o varejo

O desempenho do escritório também evidencia o crescimento de Santa Catarina no segmento de arquitetura voltada ao varejo, eventos e experiências de marca.

A combinação entre design, comunicação e estratégia comercial tem ampliado a participação de profissionais catarinenses em feiras e projetos nacionais.

Com mais de 50 premiações conquistadas por seus clientes, a Juliana Loffi Arquitetura se consolida entre os escritórios especializados em arquitetura estratégica para varejo e eventos corporativos.

SOBRE O ESCRITÓRIO

A Juliana Loffi Arquitetura é um escritório catarinense especializado em arquitetura estratégica para varejo, indústria, feiras e eventos corporativos, com atuação em diversas regiões do Brasil.

Os projetos desenvolvidos pelo escritório acumulam mais de 50 prêmios nacionais em diferentes categorias relacionadas à experiência de marca e ao ambiente de negócios.

Suspeito de matar ex-jogador Brasão é preso em operação conjunta em Tubarão

0
FOTO Diário de Pernambuco Reprodução Notisul

TEMPO DE LEITURA: 5 minutos

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Tubarão (SC) resultou na prisão em flagrante do homem de 25 anos apontado como autor do duplo homicídio registrado na madrugada de sexta-feira (19), no bairro Vila Esperança. Entre as vítimas está o ex-jogador de futebol Ivan Fiel, conhecido como Brasão, que teve passagem por clubes tradicionais do futebol brasileiro.

As forças de segurança foram acionadas por volta das 4h50 para atender duas ocorrências de homicídio registradas em locais distantes cerca de 500 metros um do outro. As informações levantadas durante as primeiras diligências permitiram identificar o suspeito, localizado e preso horas depois.

Operação conjunta levou à prisão do suspeito

De acordo com as informações das forças de segurança, a investigação iniciada ainda durante a madrugada reuniu elementos que apontaram um homem de 25 anos como responsável pelos dois assassinatos.

A atuação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar possibilitou a localização do suspeito e sua prisão em flagrante. O homem foi encaminhado para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.

As autoridades seguem investigando a motivação do crime e a dinâmica dos fatos.

Ex-jogador Brasão está entre as vítimas

Uma das vítimas foi Ivan Fiel, conhecido no meio esportivo como Brasão. O ex-atleta tinha 42 anos e era bastante conhecido no futebol regional.

Natural de São Paulo, Brasão construiu carreira no futebol profissional com passagens por clubes do Sul e do Nordeste do país. Ele atuou pelo Tubarão, em Santa Catarina, e também defendeu o Santa Cruz, de Pernambuco, além de outras equipes ao longo da carreira.

Após encerrar a trajetória no futebol profissional, permaneceu ligado ao esporte da região, participando de competições amadoras e projetos esportivos.

Também apresentou o programa esportivo “No Lance com Brasão”, exibido pela UNITVSC, mantendo forte presença na cobertura esportiva local.

Crimes ocorreram em dois pontos da Vila Esperança

Segundo as informações divulgadas pelas autoridades, Brasão, a primeira vítima, foi executado nos fundos do estabelecimento comercial do qual era proprietário.

Poucos minutos depois, a segunda vítima, um jovem de 20 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo no interior de uma conveniência de bebidas localizada na mesma região.

Os locais dos crimes ficam a aproximadamente 500 metros de distância.

Equipes do Corpo de Bombeiros e das forças de segurança atenderam as ocorrências durante a madrugada.

Testemunha relatou ameaça antes dos assassinatos

Uma testemunha ouvida durante a investigação informou que uma discussão teria ocorrido antes dos homicídios. Segundo o relato, o suspeito teria ameaçado uma das vítimas horas antes dos disparos.

O depoimento deverá integrar o inquérito conduzido pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e a sequência dos acontecimentos.

Comoção no esporte regional

A morte de Brasão provocou manifestações de pesar de amigos, ex-companheiros de equipe, dirigentes e integrantes do futebol regional.

Sua atuação no esporte profissional, especialmente no futebol catarinense e pernambucano, além da participação em equipes amadoras da Amurel, fez com que se tornasse uma figura conhecida entre atletas e torcedores.

A Polícia Civil continua investigando o caso.

SERVIÇO

Ocorrência: Duplo homicídio.

Data: 19 de junho de 2026.

Local: Bairro Vila Esperança, Tubarão.

Suspeito preso: Homem de 25 anos.

Vítimas: Dois homens, entre eles o ex-jogador Ivan Fiel (Brasão).

Investigação: Polícia Civil de Tubarão.

PM cumpre mandado e apreende adolescentes por tráfico em três cidades do Sul de SC

0
FOTO PMSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Polícia Militar de Santa Catarina atendeu 144 ocorrências nas últimas 24 horas na área do 5º Batalhão de Polícia Militar, entre as 7h de sábado (20) e as 7h deste domingo (21). Entre os atendimentos, três ocorrências foram consideradas relevantes e envolveram cumprimento de mandado de prisão, apreensão de adolescente e casos de tráfico de drogas em Tubarão, Braço do Norte e Sangão.

As ações ocorreram ao longo do sábado e resultaram em uma prisão e duas apreensões de adolescentes.

Homem é preso por dívida de pensão alimentícia em Tubarão

Por volta das 13h35 de sábado, policiais militares cumpriram um mandado de prisão no bairro KM 60, em Tubarão.

De acordo com a PM, a guarnição recebeu informações sobre o paradeiro de um homem de 42 anos que possuía uma ordem judicial em aberto. Os policiais se deslocaram até o endereço informado e localizaram o suspeito.

Após consulta aos sistemas, foi confirmado um mandado de prisão ativo por inadimplência de pensão alimentícia. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Presídio Regional de Tubarão para os procedimentos legais.

Adolescente é apreendido com cocaína em Braço do Norte

Às 15h40, no Centro de Braço do Norte, a Polícia Militar prestou apoio ao cumprimento de um mandado de apreensão de um adolescente de 17 anos.

Segundo a corporação, durante a abordagem o adolescente tentou fugir e dispensar entorpecentes no vaso sanitário. No local, os policiais localizaram oito porções de substância análoga à cocaína, totalizando 8,8 gramas, além de R$ 1.250 em dinheiro.

O adolescente foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, encaminhado para avaliação da Polícia Científica e, posteriormente, apresentado à Delegacia de Polícia Civil.

Adolescente é apreendida por tráfico em Sangão

A terceira ocorrência foi registrada às 22h10 no bairro Morro Grande, em Sangão.

Após levantamento de informações sobre a possível comercialização de drogas em uma residência, a Polícia Militar realizou uma abordagem no imóvel.

Durante a ação, uma adolescente de 15 anos foi flagrada com porções de cocaína e crack, além de R$ 893 em espécie.

Ela foi apreendida por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e conduzida à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

PM registrou 144 ocorrências em 24 horas

De acordo com o balanço divulgado pela Polícia Militar, foram atendidas 144 ocorrências entre as 7h de sábado e as 7h deste domingo na área de atuação do 5º BPM. Três delas foram classificadas como relevantes pela corporação.

As identidades dos envolvidos não foram divulgadas, em conformidade com a legislação vigente, especialmente nos casos que envolvem adolescentes.

Domingo terá sol e frio no amanhecer no Sul de Santa Catarina

0

IMAGEM IA Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

O domingo (21) será marcado pelo predomínio do sol e temperaturas amenas em diversas cidades do Sul de Santa Catarina. O amanhecer apresenta sensação de frio, especialmente nas áreas do interior, enquanto a tarde terá temperaturas agradáveis. Ao longo da noite, o aumento da nebulosidade deve ocorrer em parte da região, mas sem previsão significativa de chuva.

As cidades de Criciúma, Tubarão, Laguna, Imbituba e Braço do Norte registram condições semelhantes, com tempo estável e baixos índices de precipitação.

Sol predomina durante o dia na região

A atuação do tempo firme favorece atividades ao ar livre, deslocamentos e eventos programados para o domingo. O índice ultravioleta permanece em nível moderado, exigindo cuidados básicos com exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia.

Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, variando entre os quadrantes sul, sudeste e nordeste.

Confira a previsão detalhada por cidade

 Criciúma

  • Condições: O sol predomina ao longo do dia após a dissipação de nevoeiros matinais. A noite terá aumento de nuvens, com predomínio de céu nublado.
  • Temperaturas: mínima de 9°C e máxima de 18°C.
  • Índice UV: 3 (moderado).
  • Ventos: nordeste a 5 mph.
  • Probabilidade de chuva: 0% durante o dia e 10% à noite.

 Tubarão

  • Condições: Dia ensolarado e firme, com a noite mudando para predominantemente nublada.
  • Temperaturas: mínima de 10°C e máxima de 19°C.
  • Índice UV: 3 (moderado).
  • Ventos: sudeste a 5 mph.
  • Probabilidade de chuva: 0% durante o dia e 10% à noite.

 Laguna

  • Condições: Predomínio de sol ao longo do dia, com períodos parcialmente nublados durante a noite.
  • Temperaturas: mínima de 13°C e máxima de 17°C.
  • Índice UV: 3 (moderado).
  • Ventos: sul a 10 mph.
  • Probabilidade de chuva: 0% durante o dia e 10% à noite.

 Imbituba

  • Condições: Tempo ensolarado durante o dia, passando a parcialmente nublado no período noturno.
  • Temperaturas: mínima de 13°C e máxima de 17°C.
  • Índice UV: 3 (moderado).
  • Ventos: sul a 10 mph.
  • Probabilidade de chuva: 0% durante o dia e 10% à noite.

 Braço do Norte

  • Condições: Domingo de sol firme na maior parte do dia, evoluindo para céu nublado durante a noite.
  • Temperaturas: mínima de 9°C e máxima de 18°C.
  • Índice UV: 3 (moderado).
  • Ventos: nordeste a 5 mph.
  • Probabilidade de chuva: 10% durante o dia e à noite.

Noite terá aumento de nuvens

Apesar do aumento da nebulosidade em algumas cidades durante a noite, não há indicativos de chuva significativa para a região. As temperaturas voltam a cair após o pôr do sol, mantendo a sensação de frio, principalmente nas áreas mais afastadas do litoral.

Quem pretende aproveitar atividades ao ar livre deve considerar o uso de agasalhos no início da manhã e durante a noite.

SERVIÇO

Temperaturas máximas:

  • Tubarão: 19°C
  • Criciúma: 18°C
  • Braço do Norte: 18°C
  • Laguna: 17°C
  • Imbituba: 17°C

Menores mínimas:

  • Criciúma: 9°C
  • Braço do Norte: 9°C
  • Tubarão: 10°C

Horóscopo de 21 de junho: Sol entra em Câncer e muda a energia do dia

0

IMAGEM IA Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

Neste domingo (21), o Sol inicia sua passagem por Câncer, marcando o início do novo ciclo do signo e trazendo uma mudança na atmosfera astrológica. As interpretações da astrologia indicam um período voltado para emoções, pertencimento e relações afetivas. Ao mesmo tempo, a Lua Crescente em Áries adiciona impulso, iniciativa e vontade de agir.

Segundo a leitura astrológica do dia, o principal desafio está em equilibrar a sensibilidade canceriana com a energia direta e acelerada de Áries. O momento favorece organização, autocuidado e decisões práticas.

Sol em Câncer marca mudança de ciclo

A entrada do Sol em Câncer simboliza o encerramento do período geminiano e o início de uma fase associada ao acolhimento, à família e à vida emocional. O movimento também coincide com o solstício, um marco astronômico e simbólico em diversas tradições.

A combinação com a Lua em Áries pode gerar mais iniciativa, mas também impulsividade. A recomendação dos astrólogos é buscar equilíbrio entre ação e sensibilidade.

Confira as previsões para os signos

♈ Áries (21/03 a 20/04)

A Lua está no seu signo trazendo muita energia, mas o Sol em Câncer pede que você direcione isso para o seu bem-estar e seu lar. Aproveite a manhã para resolver pendências práticas ou cuidar da casa.

Dica: Vá com calma. Menos impulsividade e mais estratégia garantem um domingo tranquilo.

♉ Touro (21/04 a 20/05)

O dia traz movimento através de mensagens, notícias ou conversas com pessoas próximas. Sua busca por segurança está em alta, sendo um ótimo momento para clarear mal-entendidos.

Dica: Cuidado para que a teimosia não trave conversas importantes. Ouvir será tão valioso quanto falar.

♊ Gêmeos (21/05 a 20/06)

O Sol se despede do seu signo hoje, mudando o foco para a sua estabilidade material e segurança. É hora de colocar os pés no chão, planejar a semana e administrar seus recursos com inteligência.

Dica: Entregue uma coisa bem-feita em vez de tentar abraçar o mundo. Seja claro nas palavras.

♋ Câncer (21/06 a 22/07)

Parabéns! O Sol chega ao seu signo inaugurando o seu novo ano astral. Sua vitalidade, intuição e magnetismo estão renovados. É o momento perfeito para traçar novos objetivos pessoais.

Dica: Filtre com quem você compartilha sua energia hoje. Proteja seu campo emocional sem se isolar.

♌ Leão (23/07 a 22/08)

O início do ciclo canceriano pede que você desacelere um pouco e cuide dos bastidores. Aproveite o domingo para descansar, repor as energias e encerrar capítulos antigos mentalmente.

Dica: Não tente resolver tudo no grito ou pelo ego. A liderança silenciosa e o autocuidado trarão mais respostas.

♍ Virgem (23/08 a 22/09)

Sua vida social ganha um novo fôlego a partir de hoje. Conexões com amigos, projetos em grupo e redes de apoio estão muito favorecidos. Aproveite para planejar o futuro com otimismo.

Dica: Cuidado para não transformar a vontade de ajudar em uma autocobrança cruel ou críticas excessivas.

♎ Libra (23/09 a 22/10)

O Sol ilumina suas ambições e metas de longo prazo a partir de hoje. Use o domingo para silenciar a mente e ouvir sua intuição, pois as respostas sobre os próximos passos profissionais virão no relaxamento.

Dica: Você não precisa agradar a todos. Decida o que fica e o que sai da sua agenda com justiça.

♏ Escorpião (23/10 a 21/11)

A energia de hoje expande seus horizontes. Há um forte desejo de aprender, viajar ou quebrar a rotina. É um dos dias mais favoráveis do mês para vislumbrar novos caminhos.

Dica: Evite a necessidade de controlar tudo. Deixe que as situações evoluam naturalmente.

♐ Sagitário (22/11 a 21/12)

O domingo favorece transformações internas profundas e desapegos. Excelente momento para reavaliar acordos, finanças divididas e encerrar o que não faz mais sentido na sua vida.

Dica: Mantenha os pés no chão e dialogue com leveza, sem fugir de conversas importantes.

♑ Capricórnio (22/12 a 19/01)

As parcerias e os relacionamentos ganham destaque com a chegada do Sol ao signo oposto. É hora de alinhar expectativas, ouvir quem você ama e fortalecer laços.

Dica: Mostre constância e evite uma postura rígida demais. A flexibilidade abrirá portas valiosas.

♒ Aquário (20/01 a 18/02)

O foco do momento vai para a rotina, a saúde e os pequenos hábitos. O domingo será produtivo para organizar o espaço e planejar os cuidados da semana.

Dica: Ideias inovadoras podem surgir de repente. Apenas valide o básico antes de mudar toda a estratégia.

♓ Peixes (19/02 a 20/03)

A energia do Sol em Câncer acende seu lado mais criativo, romântico e expressivo. É um domingo voltado para o prazer, o afeto e aquilo que faz seu coração vibrar.

Dica: Use sua sensibilidade para a arte e as conexões verdadeiras, mas estabeleça limites para não absorver os problemas dos outros.

Inverno começa neste domingo e Serra Catarinense já está pronta para receber visitantes

0

FOTO Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

Frio, paisagens, gastronomia e vinhos de altitude esperam quem decidir conhecer a região; Estúdio de Inverno começa na segunda-feira (22)

O inverno chegou. A estação mais fria do ano começa oficialmente neste domingo (21) e, para quem ainda não conhece a Serra Catarinense, o momento não poderia ser mais convidativo. Com paisagens que encantam, gastronomia reconhecida nacionalmente e uma cultura de acolhimento que atravessa gerações, a região se consolida como um dos destinos de inverno mais procurados do Brasil.

As temperaturas nas áreas mais elevadas da Serra já deram sinais do que está por vir. Municípios como Urupema, Urubici e São Joaquim costumam registrar mínimas abaixo de zero nessa época do ano, com geadas frequentes que cobrem de branco as pastagens e os pomares da região. O cenário, ao mesmo tempo austero e delicado, é um dos cartões-postais mais procurados por quem busca fugir do calor e viver uma experiência diferente dentro do próprio estado.

Mas o inverno na Serra vai muito além do frio. A gastronomia é um capítulo à parte: fondues, carnes defumadas, queijos artesanais, pinhão e caldos quentes compõem uma mesa farta que aquece tanto o corpo quanto a alma. Os vinhos de altitude catarinenses, produzidos em condições climáticas únicas no Brasil, já conquistaram prêmios internacionais e se tornaram um atrativo por si só, com vinícolas abertas para visitação e degustação em diferentes pontos da Serra.

O turismo rural e de experiência também ganha força nessa época. Haras, pousadas de campo, trilhas em meio à mata nativa e cachoeiras geladas estão entre as opções para quem quer desacelerar e se reconectar com a natureza. As cidades da Serra oferecem roteiros variados, capazes de atender desde famílias com crianças até casais em busca de um fim de semana tranquilo.

A infraestrutura para receber visitantes também está em bom momento. O Governo de Santa Catarina informou que 95% das rodovias estaduais da Serra estão em condição boa ou ótima, e o Aeroporto Regional da Serra Catarinense registrou crescimento de 30% na movimentação de passageiros no último ano. As obras em acessos como a Serra do Corvo Branco seguem avançando para melhorar ainda mais o deslocamento na região.

Os dados confirmam o crescimento do interesse pela Serra no inverno. Levantamento da Fecomércio-SC aponta que, em 2025, o gasto médio por grupo de visitantes na região atingiu R$ 3.550, o maior valor da série histórica iniciada em 2017, quando o indicador era de R$ 2.824.

Estúdio de Inverno

E para quem quer acompanhar tudo de perto, ou se inspirar para fazer as malas, uma novidade começa já na segunda-feira (22).

Um grupo de veículos de comunicação do Sul do estado lança o Estúdio de Inverno na Serra Catarinense, com reportagens diárias em portais, rádio e televisão, entrevistas e cobertura de diferentes municípios da região ao longo da temporada.

Fazem parte da iniciativa a UNITVSC, os portais Notisul e UNITV de Tubarão, Litoral Sul, NotíciasSC e Destaque Santa Catarina de Criciúma, e as rádios Jovem Pan News de Criciúma, Araranguá e Tubarão.

Tubarão Saneamento divulga cronograma de obras entre os dias 22 e 27 de junho

0

 IMAGEM PMT Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

A Tubarão Saneamento divulgou o cronograma de obras que serão realizadas entre os dias 22 e 27 de junho em diversos pontos de Tubarão. As intervenções fazem parte dos trabalhos de manutenção e ampliação dos serviços de saneamento na Cidade Azul.

Segundo a concessionária, a programação poderá sofrer alterações em caso de chuva ou outras interferências operacionais.

Aplicativos indicam rotas alternativas

Para minimizar os impactos no trânsito, além da sinalização nas vias, a concessionária informa que os desvios são compartilhados com os aplicativos de navegação Waze e Google Maps.

Os motoristas podem utilizar os aplicativos normalmente e, caso haja alguma intervenção no trajeto, os próprios sistemas indicarão rotas alternativas com tempo semelhante ao percurso original.

Ruas que receberão obras

As intervenções estão previstas para os seguintes locais:

  • Rua Alcides Marcos
  • Rua Antônio Lapolli Sobrinho
  • Rua Angelo Zamparetti
  • Rua Expedicionário Luiz A. Tereza
  • Rua Fanor de Freitas
  • Rua dos Ferroviários
  • Rua Hermínio de Menezes
  • Rua Martinho Bressan
  • Rua Raul Zabot
  • Rua Senador Arnor Damiani
  • Travessa Marcos M. Faria
  • Travessa Otília V. Machado

Canais de atendimento

A Tubarão Saneamento orienta os moradores a entrarem em contato em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais.

Serviço

Período das obras: 22 a 27 de junho

Município: Tubarão

WhatsApp: (48) 99168-5827

0800: 0800 648 9596

Telefone: (48) 3052-7400

Site: www.tubaraosaneamento.com.br

Importante:

  • O cronograma poderá sofrer alterações devido às condições climáticas.
  • Os aplicativos Waze e Google Maps indicarão rotas alternativas quando necessário.

Ravi nasce com 4,880 kg e se torna o maior bebê registrado no HNSC em 2026

0

FOTOS HNSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A chegada de um bebê costuma ser um momento marcante para qualquer família. No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, um nascimento ocorrido na última segunda-feira (16) chamou a atenção pelo tamanho do recém-nascido. Às 17h08, Ravi veio ao mundo pesando 4,880 quilos e medindo 48,2 centímetros, tornando-se, até o momento, o maior bebê nascido na instituição em 2026.

O nascimento mobilizou a equipe da maternidade e emocionou os pais, Andriele e Muriel, que já acompanhavam o crescimento acelerado do filho durante a gestação.

Gestação já indicava crescimento acima da média

Andriele deu entrada na maternidade com 40 semanas de gestação. Durante o pré-natal, exames apontaram que o bebê apresentava peso acima da média para a idade gestacional.

Diante do quadro, a equipe médica recomendou a realização de uma cesariana para garantir maior segurança à mãe e ao bebê.

Segundo o pai, Muriel, a família já esperava um recém-nascido maior que o habitual.

“Nós já estávamos esperando um bebê grande, pois o percentil sempre ficava acima da média nos últimos ultrassons. Em um intervalo de apenas 15 dias, ele ganhou quase 900 gramas. Tínhamos esperança de parto normal, pois nosso primeiro filho nasceu assim. Mas, devido ao peso e às possíveis consequências para o Ravi e para a mamãe, optamos pela cesariana, seguindo as orientações dos obstetras. Graças a Deus, fomos muito bem acolhidos por toda a equipe clínica, que nos amparou com muito afeto e carinho. Consequentemente, o nascimento do nosso meninão ocorreu muito bem”, relatou.

Caso chama atenção na maternidade

Embora a maternidade do HNSC realize centenas de partos ao longo do ano, o nascimento de Ravi se destaca pelos números.

Segundo a instituição, a média de peso dos bebês nascidos no hospital varia entre 3,3 quilos e 4 quilos. Ao mesmo tempo, a unidade também atende prematuros que chegam ao mundo com menos de dois quilos.

Por isso, o nascimento de um bebê com quase cinco quilos tornou-se um acontecimento especial para os profissionais que acompanham diariamente a chegada de novas vidas.

Além de ser um caso raro, Ravi ocupa atualmente o posto de maior bebê nascido no HNSC em 2026.

Recepção teve clima de Copa do Mundo

Para celebrar a chegada do recém-nascido, a equipe do Centro Obstétrico preparou uma homenagem especial.

Como a maternidade já está em clima de Copa do Mundo, Ravi recebeu uma touca temática da Seleção Brasileira confeccionada artesanalmente pelas colaboradoras do setor. A peça trazia a frase: “Nasceu um campeão”.

O gesto emocionou os familiares e integrou as ações de humanização promovidas pela instituição para tornar o nascimento ainda mais especial.

Humanização marca atendimento no HNSC

Segundo o hospital, iniciativas como essa fazem parte da rotina da maternidade e buscam fortalecer o acolhimento às famílias.

A proposta é transformar cada nascimento em uma experiência única, marcada pelo cuidado, respeito e atenção aos detalhes.

Para a equipe do Hospital Nossa Senhora da Conceição, a chegada de Ravi ficará registrada não apenas pelo peso recorde, mas também pelo simbolismo de um nascimento celebrado com carinho e dedicação.

Serviço

Bebê: Ravi

Data de nascimento: 16 de junho de 2026

Horário: 17h08

Peso: 4,880 kg

Comprimento: 48,2 cm

Local: Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Tubarão

Marca: Maior bebê nascido no HNSC em 2026 até o momento

🇧🇷 Homenagem: Touca temática da Seleção Brasileira com a frase “Nasceu um campeão”