FOTOS ProGoethe Divulgação Notisul
⏱️ Tempo de leitura: 5 minutos
A edição de 2026 será marcada pelo reconhecimento oficial da Denominação de Origem Vales da Uva Goethe, selo que atesta procedência, tipicidade e qualidade, fortalecendo o vínculo entre o vinho, o território e o saber-fazer transmitido por gerações de famílias produtoras. A conquista posiciona a região como um dos principais polos de enoturismo do Sul do Brasil e consolida Santa Catarina no mapa das regiões vitivinícolas de excelência.
Reconhecimento histórico para a vitivinicultura regional
Para o vice-presidente da Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (Progoethe), Daniel Bianco, a Vindima 2026 simboliza um momento histórico para a região.
“A Denominação de Origem reconhece décadas de trabalho, dedicação e identidade cultural. A Vindima Goethe é uma celebração coletiva que envolve produtores, comunidade e visitantes, e agora ganha ainda mais relevância ao apresentar ao público os primeiros vinhos Goethe com DO”, destaca.
Durante os 19 dias de programação, moradores e visitantes poderão vivenciar experiências como pisa das uvas, degustações harmonizadas, visitas às vinícolas, além de eventos culturais, religiosos e gastronômicos que aproximam o público da história e da identidade dos Vales da Uva Goethe.
Experiências nas vinícolas associadas
A XVIII Vindima Goethe é realizada pela Progoethe, que completou 20 anos de atuação em 2025. A programação enaltece a cultura e as tradições italianas refletidas na singularidade dos vinhos elaborados a partir da uva Goethe, agora com Denominação de Origem.
Entre as experiências oferecidas estão colheita e pisa das uvas, tombo da polenta, pintura de taça, noite de pizza, sunsets, exposições e ampla oferta gastronômica. Participam da programação as sete vinícolas associadas:
Vinícola Damian, Vigna Mazon, Vinícola Trevisol e Vinícola De Nonni, em Urussanga
Vinícola Bianco, em Orleans
Vinícola Borgo, em Nova Veneza
Vinícola Quarezemin, em Içara
A programação completa está disponível no site oficial do evento: vindimagoethe.com.br.
Programação cultural e comunitária
A Vindima também reforça seu caráter simbólico e comunitário. No dia 22 de janeiro, às 18h30, será celebrada a Missa para abençoar as mãos que colhem, na Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. Em seguida, ocorre a Vindima per Tutti, no Salão Paroquial.
Outro destaque é a Vindima do Parque – Safra 2026, marcada para o dia 17 de janeiro, no Parque Municipal de Urussanga, no Centro da cidade. A programação inicia às 9h, com a colheita simbólica do parreiral de uva Goethe, aberta ao público.
Ao meio-dia, será realizado almoço por adesão na sede do Rotary Club de Urussanga. A Vindima do Parque é uma realização da Prefeitura de Urussanga, Rotary Club de Urussanga e Epagri.
Um território único no mundo
Os Vales da Uva Goethe reúnem oito municípios fortemente marcados pela cultura italiana, com destaque para Pedras Grandes, onde a Colônia Azambuja se consolidou como polo de colonização vêneto-italiana a partir da década de 1870.
A região é a única no mundo a produzir vinhos com a uva Goethe sob Indicação Geográfica e, desde junho de 2025, ostenta a Denominação de Origem — a primeira de vinhos em Santa Catarina.

