O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, cumpriu agendas estratégicas na China com foco no desenvolvimento da logística aérea regional e na infraestrutura ferroviária do estado. A comitiva catarinense visitou grandes indústrias do setor de transportes, como a fábrica de aviões da cidade de Harbin e a CRRC Corporation Limited, a maior fabricante de equipamentos ferroviários do mundo.
A missão resultou em encaminhamentos concretos: representantes chineses virão ao Brasil em julho e um grupo de trabalho sobre aviação regional já está sendo formado para acelerar os projetos em análise.
SC quer conectar aeroportos regionais com Florianópolis
Duas propostas privadas para voos regionais já foram entregues ao governo estadual. Uma delas prevê o uso de uma aeronave chinesa de 19 lugares, que pode ser adaptada para transporte de carga em apenas 30 minutos. O projeto vem sendo analisado pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF).
A ideia é conectar aeroportos do interior com o aeroporto hub em Florianópolis, integrando os 24 terminais do estado.
“Vamos realizar discussões mais aprofundadas sobre a viabilidade de cada proposta”, afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins.
Grupo de Trabalho deve estruturar plano para voos regionais
Para coordenar os estudos, o governador criou um Grupo de Trabalho (GT) com participação das Secretarias da Fazenda, Planejamento, InvestSC, SPAF e Procuradoria Geral do Estado. O objetivo é elaborar um plano que viabilize a operação regular de linhas aéreas regionais, facilitando deslocamentos e impulsionando o desenvolvimento econômico local.
Santa Catarina também mira projeto de ferrovia com gigante chinesa
Outro ponto alto da missão foi a visita à CRRC Corporation Limited, em Pequim. A empresa estatal tem mais de 180 mil funcionários e atua mundialmente no fornecimento de equipamentos ferroviários. A empresa demonstrou interesse em expandir operações para o Brasil e conhecer os projetos ferroviários catarinenses.
Uma visita técnica dos representantes da CRRC ao estado está marcada para julho, quando conhecerão o projeto ferroviário catarinense e discutirão possíveis parcerias de investimento.
“Vamos dar continuidade às conversas sobre a instalação de uma unidade no país e fortalecer a expansão ferroviária em SC”, destacou o secretário Beto Martins.