O meia uruguaio Giorgian De Arrascaeta, do Flamengo, foi eleito o Rei da América 2025, prêmio concedido pelo tradicional diário uruguaio El País. Com 67,8% dos votos, o jogador superou Lionel Messi, do Inter Miami, consolidando o domínio rubro-negro na principal eleição individual do futebol sul-americano.
A votação contou com 264 jornalistas e especialistas de 16 países do continente. Messi ficou em segundo lugar, com 14,8% dos votos, enquanto Adrián Martínez, do Racing, completou o pódio.
Arrascaeta entra para a história do prêmio
Com a conquista, Arrascaeta se junta a uma lista seleta de uruguaios vencedores do prêmio, ao lado de Antonio Alzamendi, Ruben Paz, Enzo Francescoli e Carlos Sánchez. É a terceira vez que um jogador do Flamengo recebe o título de Rei da América — antes dele, Gabriel Barbosa (2019) e Pedro (2022).
Top 5 – Jogadores
-
Arrascaeta (179 votos) – 67,8%
-
Lionel Messi (39 votos) – 14,8%
-
Adrián Martínez (12 votos) – 5%
-
Gustavo Gómez (5 votos) – 2%
-
Erick Pulgar (3 votos) – 1%
Filipe Luís é eleito o melhor técnico da América

O domínio do Flamengo se estendeu também entre os treinadores. Filipe Luís, em sua temporada de consolidação à frente do time profissional, foi eleito o melhor técnico da América, com 72% dos votos.
Ele superou o argentino Gustavo Alfaro, técnico da seleção do Paraguai, e Gustavo Costas, comandante do Racing campeão da Libertadores.
Top 5 – Técnicos
-
Filipe Luís (191 votos) – 72%
-
Gustavo Alfaro (23 votos) – 8,7%
-
Gustavo Costas (15 votos) – 5,6%
-
Lionel Scaloni (10 votos) – 3,7%
-
Abel Ferreira (6 votos) – 2,2%
Com o prêmio, Filipe Luís entra para o seleto grupo de técnicos brasileiros vencedores do Rei da América, ao lado de Telê Santana, Felipão, Tite e Fernando Diniz, entre outros.
Flamengo domina a seleção do ano
O Flamengo também foi maioria na seleção da temporada, montada no esquema 3-4-3. O time ideal teve mais de meio elenco rubro-negro entre os escolhidos:
Rossi; Danilo, Gustavo Gómez e Léo Pereira; Varela, Santiago Sosa, Pulgar e Arrascaeta; Flaco López, Adrián Martínez e Lionel Messi.
Temporada histórica em 2025
Arrascaeta e Filipe Luís foram protagonistas de um Flamengo avassalador em 2025. O clube conquistou:
-
Taça Guanabara
-
Campeonato Carioca
-
Supercopa do Brasil
-
Campeonato Brasileiro
-
Copa Libertadores
-
Desafio das Américas
-
Copa Challenger
O único título que escapou foi o Mundial de Clubes, decidido no Catar. Após empate por 1 a 1 com o Paris Saint-Germain no tempo normal e na prorrogação, o Flamengo perdeu nos pênaltis por 2 a 1.
Gabi Zanotti é a Rainha da América
No futebol feminino, o prêmio de Rainha da América ficou com Gabi Zanotti, do Corinthians. A atacante conquistou o bicampeonato, com 71 votos, superando Marta e Claudia Martínez.
Em 2025, Gabi marcou 19 gols em 44 jogos, sendo peça-chave na temporada do clube paulista.
Top 3 – Jogadoras
-
Gabi Zanotti (71 votos)
-
Marta (27 votos)
-
Claudia Martínez (19 votos)
Serviço: O que é o Rei da América
O Rei da América é a principal premiação individual do futebol sul-americano, organizada pelo jornal El País desde 1986. A eleição reúne jornalistas esportivos de todo o continente e reconhece os destaques do ano no futebol masculino, feminino e entre técnicos.