quinta-feira, 12 fevereiro , 2026

Auditoria do TCE aponta falhas na Prefeitura de Laguna e fixa prazo de 120 dias para correções

A auditoria do TCE em Laguna identificou falhas na gestão de pessoal da Prefeitura e determinou prazo de 120 dias para regularização. A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOTC-e) de 9 de fevereiro e analisou atos administrativos praticados desde 1º de janeiro de 2024.

O processo teve como relator o conselheiro Luiz Roberto Herbst, com base em relatório da Diretoria de Atos de Pessoal (DAP). Caso as irregularidades não sejam sanadas, o município pode ser multado e até ter valores imputados como débito.

Uso excessivo de temporários e possível burla ao concurso

Entre os principais pontos da auditoria do TCE em Laguna, está o elevado número de professores contratados por tempo determinado. Segundo o relatório, 62% do quadro do magistério era formado por temporários, contra 38% de servidores efetivos.

Para o Tribunal, a situação caracteriza desvio da finalidade da contratação temporária e possível burla à exigência constitucional de concurso público.

Também foram identificadas 13 funções exercidas exclusivamente por temporários, mesmo com cargos efetivos vagos e sem providências para realização de concurso.

Além disso, houve contratação de temporários para substituir servidores efetivos em licença sem vencimentos, prática considerada incompatível com o caráter excepcional exigido por lei.

Falhas no controle de jornada e horas extras

A auditoria apontou deficiência no controle formal da jornada de trabalho. Segundo o relatório, havia pagamento de salários sem comprovação do cumprimento da carga horária e das atividades desempenhadas.

O TCE/SC também constatou pagamento habitual e excessivo de horas extras, sem limite legal estabelecido e sem controle considerado fidedigno. Para o Tribunal, a prática afronta o princípio da eficiência administrativa.

Como recomendação, o órgão determinou a adoção de controle efetivo de jornada por meio eletrônico ou sistema alternativo devidamente regulamentado, além da criação de limite legal para horas extras e regulamentação do banco de horas.

Excesso de comissionados e fragilidade no controle interno

A fiscalização identificou número elevado de servidores comissionados atuando em funções operacionais em secretarias como Pesca e Agricultura, Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Lazer, Planejamento Urbano e na Procuradoria-Geral.

O Tribunal também apontou ausência de norma municipal que estabeleça percentual mínimo de cargos comissionados ocupados por servidores efetivos.

No órgão de controle interno, foi constatado que a unidade era composta apenas por um servidor comissionado puro, situação considerada inadequada às atribuições da área.

Continue lendo

Imbituba terá bloqueios no Carnazimba 2026 em seis pontos da cidade

IMAGEM PMI Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Fiscalização iniciou na terça-feira (10) os bloqueios do Carnazimba 2026...

HNSC fecha 2025 com quase 240 mil atendimentos e recorde na emergência

Imagem HNSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 6 minutos Após um ano de intensa atuação assistencial, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, inicia...

Criciúma é pioneira em SC ao oferecer sensor de glicose gratuito a crianças

IMAGEM Eduarda Salazar Divulgação Notisul Tempo de leitura: 6 minutos Noites sem dormir, inúmeras picadas no dedo e vigilância constante. Essa era a rotina de dezenas...

Gravatal promove 1º Concurso de Receitas da Alimentação Escolar

FOTO PMG Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Profissionais da alimentação escolar da rede municipal de Gravatal participaram, nesta semana, de uma programação especial que...

Capivari de Baixo adere à campanha de proteção a crianças no Carnaval 2026

IMAGEM PMCB Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O município de Capivari de Baixo aderiu à campanha de proteção crianças Carnaval 2026, iniciativa nacional voltada...

Carnaval Florianópolis 2026: veja onde curtir blocos e shows na Capital

O Carnaval Florianópolis 2026 começa nesta quinta-feira (12) e segue até quarta-feira (18), com seis dias de programação intensa em diferentes regiões da Capital....

Laguna convoca psicólogos para 2ª chamada do processo seletivo

IMAGEM PML Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A Secretaria Municipal de Saúde de Laguna realiza a 2ª chamada presencial do processo seletivo para psicólogo...

Ucraniano é desclassificado por capacete com homenagem a mortos na guerra nos Jogos de Inverno

A desclassificação de atleta ucraniano marcou os Jogos Olímpicos de Inverno nesta quinta-feira (12), em Milão, na Itália. O competidor de skeleton Vladyslav Heraskevych...