Início Opinião Eleição presidencial

Eleição presidencial

Sem dúvida alguma, a campanha eleitoral para eleição presidencial começa a tomar forma. E de ora em diante passa a merecer a atenção de todos aqueles interessados no futuro da nação.
Dentre todos os candidatos já colocados e outros que por ventura aparecerem, os principais serão Serra e Dilma. Daí a importância de se começar a analisar com calma as posições que os mesmos irão assumindo com relação aos princípios de governo que adotarão.

Já de início, destaco a posição de Serra com relação aos benefícios que advirão da exploração do pré-sal. Colocou claramente a sua posição de que os recursos que advirão deverão ser alocados em investimentos. E tal colocação vem ao encontro da tese de que o petróleo é um bem patrimonial da nação e o seu rendimento deveria converter-se em despesa de capital.

A opção assim exposta deixa a variável para novos investimentos ou da utilização daquela arrecadação para a amortização da dívida bruta da União.
Sendo utilizada para a amortização da dívida, liberará o orçamento do crescente ônus dos encargos da mesma. Para conhecimento da grandeza, convém lembrar que em 2009 o montante da despesa foi superior a R$ 180 bilhões. Com a redução dos gastos com os juros e encargos, sobrariam recursos para nova decisão política. A redução dos tributos ou o aumento dos gastos com a educação, saúde e segurança. Tripé que promove enorme demanda da população.

Trata-se de uma equação um tanto difícil de explicar para a maioria dos eleitores, devida a indução da fácil reivindicação de curto prazo. O eleitor brasileiro tem por hábito reclamar do governo melhor atendimento da saúde e segurança. Tanto que a educação tem pouca pressão porque os seus resultados aparecem após uma década. Mas trata-se de uma área de extrema importância para a sustentação do crescimento econômico e social da Nação.

Outros temas serão explicitados, cabendo aos eleitores prestarem atenção aos objetivos e aos resultados esperados. Por enquanto, as posições estão sendo colocadas claramente e espero que assim continue.

Sair da versão mobile