O Flamengo terminou o último domingo como o time de pior campanha do Campeonato Carioca 2026. Após três rodadas, o Rubro-Negro soma apenas um ponto, ocupa a lanterna do Grupo B e aparece em último lugar na classificação geral do estadual, disputado até aqui com a equipe sub-20.
A situação coloca o clube, ainda no início do torneio, na zona de risco de rebaixamento. O regulamento do Carioca prevê um quadrangular decisivo para definir o time que cairá para a Série A2 em 2027.
Como funciona o regulamento do rebaixamento no Carioca
A edição de 2026 do Campeonato Carioca conta com dois grupos de seis clubes cada. De acordo com o artigo 13 do regulamento, os dois times de pior campanha em cada grupo avançam para o quadrangular do rebaixamento.
Nessa fase, as quatro equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, totalizando seis partidas para cada clube. Ao fim do quadrangular, a equipe que terminar com a pior pontuação será rebaixada para a Série A2 do Campeonato Carioca.
Flamengo tem a pior campanha geral até agora
Mesmo com um jogo a mais do que a maioria dos concorrentes, o Flamengo é, neste momento, o pior time do torneio. O clube soma um empate e duas derrotas nas três primeiras rodadas, incluindo a derrota por 3 a 0 para o Volta Redonda, fora de casa.
Com esse desempenho, o Rubro-Negro ocupa a sexta posição do Grupo B e aparece em 12º lugar na classificação geral da Taça Guanabara.
Time sub-20 disputa as rodadas iniciais
A decisão de usar a equipe sub-20 no início do Carioca faz parte do planejamento do clube. O time principal encerrou a temporada apenas em 17 de dezembro, após perder a final do Intercontinental nos pênaltis para o Paris Saint-Germain.
Ainda nesta primeira fase, o Flamengo tem compromissos importantes pela frente. O clube enfrenta o Vasco no dia 21 de janeiro, o Fluminense no dia 25 e encerra a participação na Taça Guanabara contra o Sampaio Corrêa, em 7 de fevereiro.

