O candidato Hélio Alberton Junior (PP) foi eleito prefeito de Grão-Pará, SC, neste domingo (6), superando os demais concorrentes na corrida eleitoral de 2024. Além disso, a Câmara de Vereadores também teve seus novos representantes escolhidos para os próximos quatro anos.
Resultados confirmados pelo TSE para prefeito e vereadores
Hélio Alberton Junior, do Progressistas (PP), foi eleito com a maioria dos votos em Grão-Pará, enquanto os resultados para a composição da Câmara de Vereadores já foram divulgados. A eleição municipal também definiu 100% das cadeiras legislativas após a contagem das urnas.
Vereadores eleitos para Grão-Pará-SC
- Adeise Bussolo Rohling (PP)
- Ângelo Alberton Neto (PL)
- Clarisse Schlickmann Kulkamp (MDB)
- Dorvalino Dacoregio (MDB)
- Janir Oenning (PP)
- Marlete Blasius (PL)
- Ricardo Schlickmann Ascari (PSD)
- Vanilto de Souza Muller (MDB)
- Vitor Amâncio Blasius (PSD)
Os vereadores eleitos estarão à frente de projetos municipais durante os próximos quatro anos.
Reeleição de vereadores não tem limite
Segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há limite para reeleições no caso de vereadores, que podem concorrer quantas vezes desejarem, diferente da restrição imposta para prefeitos, que não podem se candidatar após dois mandatos consecutivos.
Critérios para segundo turno nas eleições municipais
Em cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso de 103 municípios brasileiros, pode haver segundo turno. Para isso, nenhum dos candidatos deve alcançar mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.
Prefeitos podem voltar após intervalo de mandatos
Após cumprirem dois mandatos consecutivos, prefeitos precisam esperar uma eleição antes de tentar retornar ao cargo. Essa regra é válida para qualquer cidade, independentemente de sua população ou localização.